Dá que pensar, não é verdade?
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Segurança da Internet
Phishing: burlas e como se proteger
Sites falsos que roubam passwords, certificados digitais, software que podemos instalar que nos torna menos vulneráveis.
A Internet é perigosa e as pessoas e empresas são displicentes. Estes os dois factores combinados causam uma "tempestade perfeita" que não é isenta de consequências. Em 2013 as pessoas precisam de uma nova atitude e de ser mais exigentes com as empresas com que interagem na Internet.
domingo, 6 de janeiro de 2013
Hora da Poesia
A estrela
Eu caminhei na noite
E entre o silêncio e frio
Só uma estrela secreta me guiava.
E entre o silêncio e frio
Só uma estrela secreta me guiava.
Grandes perigos na noite me apareceram:
Da minha estrela julguei que eu a julgara
Verdadeira sendo ela só reflexo
Duma cidade a néon enfeitada.
Da minha estrela julguei que eu a julgara
Verdadeira sendo ela só reflexo
Duma cidade a néon enfeitada.
A minha solidão me pareceu coroa.
Sinal de perfeição em minha fronte.
Mas vi quando no vento me humilhava
Que a coroa que eu levava era dum ferro
Tão pesado, que toda me dobrava.
Sinal de perfeição em minha fronte.
Mas vi quando no vento me humilhava
Que a coroa que eu levava era dum ferro
Tão pesado, que toda me dobrava.
Do frio das montanhas eu pensei:
“Minha pureza me cerca e me rodeia”.
Porém meu pensamento apodreceu
E a pureza as coisas cintilava
E eu vi que a limpidez não era eu.
“Minha pureza me cerca e me rodeia”.
Porém meu pensamento apodreceu
E a pureza as coisas cintilava
E eu vi que a limpidez não era eu.
E a fraqueza da carne e a miragem do espírito
Em monstruosa voz se transformaram:
Pedi ás pedras do monte que falassem
Mas elas como pedras se calaram.
Sozinha me vi, delirante e perdida.
Em monstruosa voz se transformaram:
Pedi ás pedras do monte que falassem
Mas elas como pedras se calaram.
Sozinha me vi, delirante e perdida.
E eu caminhei na noite; minha sombra
De gestos desmedidos me cercava
Silêncio e medo
Nos confins dos desertos caminhavam:
Então vi chegar ao meu encontro
Aqueles que uma estrela iluminava
E assim me disseram: “Vem connosco
Se também vens seguindo aquela estrela”.
Então soube que a estrela me seguia.
De gestos desmedidos me cercava
Silêncio e medo
Nos confins dos desertos caminhavam:
Então vi chegar ao meu encontro
Aqueles que uma estrela iluminava
E assim me disseram: “Vem connosco
Se também vens seguindo aquela estrela”.
Então soube que a estrela me seguia.
Era real e não imaginada.
Grandes e humanas miragens nos mostraram
Em direcções distantes nos chamaram
E a sombra dos três homens sobre a terra
Ao lado dos meus passos caminhava.
E eu espantada vi que aquela estrela
Para cidade dos homens nos guiava.
Grandes e humanas miragens nos mostraram
Em direcções distantes nos chamaram
E a sombra dos três homens sobre a terra
Ao lado dos meus passos caminhava.
E eu espantada vi que aquela estrela
Para cidade dos homens nos guiava.
E a estrela do céu parou em cima
duma rua sem cor e sem beleza
Onde a luz tinha o mesmo tom que a cinza
Longe do verde-azul da Natureza.
duma rua sem cor e sem beleza
Onde a luz tinha o mesmo tom que a cinza
Longe do verde-azul da Natureza.
Ali não vi as coisas que eu amava
Nem o brilho do sol nem o da água.
Ao lado do hospital e da prisão
Entre o agiota e o templo profanado
Onde a rua é mais negra e mais sem luz
E onde tudo parece abandonado
Um lugar pela estrela foi marcado.
Nem o brilho do sol nem o da água.
Ao lado do hospital e da prisão
Entre o agiota e o templo profanado
Onde a rua é mais negra e mais sem luz
E onde tudo parece abandonado
Um lugar pela estrela foi marcado.
Nesse lugar pensei: Quando deserto
Atravessei para encontrar aquilo
Que morava entre os homens tão perto.
Atravessei para encontrar aquilo
Que morava entre os homens tão perto.
Sophia de Mello Breyner Andresen
sábado, 5 de janeiro de 2013
Como estudar melhor
Algumas sugestões e dicas apresentadas pela Revista Visão (2.01.2013) para melhorar as notas no 2º período.
ArTIGOS RELACIONADOS:
Vale a pena (re)lembrar aos nossos alunos/filhos, acho que se pode traduzir em grandes benefícios.
" Não há regras rígidas para um estudo com sucesso. Sozinho ou acompanhado, em casa ou na rua, com ou sem música, são variáveis que deves experimentar e perceber o que resulta melhor contigo;
" É necessário estudar todos os dias pelo menos uma hora.
" Prepara a tua mochila de véspera para não te esqueceres de nada;
" Toma sempre o pequeno-almoço antes de ires para a escola. Estar alimentado ajuda o nosso cérebro a concentrar-se nas matérias que queremos aprender e não na fome que temos;
" Tem sempre o material ao teu alcance para não perderes a concentração à procura de um lápis, uma borracha, um livro...
" De acordo com o ambiente que está à nossa volta, o cérebro prepara-se para determinada tarefa. Por isso, deves estudar num local arejado e com boa iluminação;
" Se leres deitado, de costas, provavelmente ficarás com sono, e de barriga para baixo estarás a forçar a coluna vertebral, os músculos dos braços e o pescoço. O corpo e o cérebro funcionam melhor se estudares sentado. No entanto, de vez em quando deves mudar de postura. Podes, por exemplo, levantar-te e ler em voz alta
" Não memorizes o que não entendeste pois irás esquecer-te disso facilmente. Toma nota da dúvida para a esclareceres com o professor na próxima aula
" Se não estiveres com vontade de estudar e sentires que não estás a ter resultados, não insistas. Pára para ires apanhar um bocado de ar, comer qualquer coisa, conversar com um amigo...
" Termina sempre o estudo com uma atitude positiva. Verifica o que já aprendeste em vez de veres o que ainda te falta. Assim, estarás motivado para aprender cada vez mais;
" Um bom descanso é fundamental para o sucesso nos estudos. Podes beber um copo de leite antes de te deitares. O leite possui triptofano que é uma substância indutora do sono;
Na sala de aulas:
Tira apontamentos enquanto o professor dá a matéria. Ajudar-te-á a estar concentrado;
Não escrevas tudo tal e qual o professor disse. Apenas as definições, nomes, datas e fórmulas devem ser reproduzidas totalmente. Tal como quando vais a um pomar e escolhes apenas a fruta madura, na aula deves seleccionar a informação que convém reter e registar;
Não basta ouvir para aprender. Deves relacionar o que estás a ouvir com aquilo que já sabes e formular opiniões sobre os assuntos;
Bons apontamentos
Faz resumos. Resumir significa transformar um texto com muitas palavras noutro com menos palavras que contenha a ideia principal. Não há resumos certos nem errados desde que não alteres as ideias do texto, apenas as sintetizes;
Sublinha o que é mais importante. Os sublinhados ajudam-nos a reler rapidamente o essencial de um texto sem termos de o ler todo de novo;
Escreve os apontamentos com a melhor letra que conseguires fazer. Quanto mais agradáveis forem os apontamentos, mais atractivos e mais fáceis de estudar se tornam.
ArTIGOS RELACIONADOS:
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
Formação Contínua de Professores (Online)
Ação já aqui divulgada anteriormente, previta para iniciar em novembro de 2012, porém, adiada por número insuficiente de inscrições. Os professores interessados, podem continuar a inscrever-se.
Formação Contínua de Professores (Presencial)
Já aqui divulgado. Ainda a tempo de inscrição dos professores interessados (zona norte, área de Bragança).
Subscrever:
Mensagens (Atom)

