sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ciberbullying: como prevenir, denunciar, superar?...

Um excelente filme que dá que pensar. É sobretudo um alerta para os perigos a que estão expostos sobretudo crianças, adolescentes e jovens. Perante os obstáculos, ensina a ser perseverante para ultrapassar-los, ensinando também a ver e a agarrar o lado positivo da vida, fazendo pontes e estreitando laços com a família, os colegas e amigos. 
Vale a pena ver!
 

Sinopse:
Taylor Hillridge (Emily Osment) é uma estudante do ensino médio, bonita de 17 anos de idade, mas um pouco desajeitada, e completamente ciente disso. Quando sua mãe lhe dá um computador de aniversário, Taylor fica animada com a perspectiva de liberdade e independência de ficar online sem a sua mãe sempre olhando por cima do ombro. No entanto, Taylor logo se vê vítima de traição e assédio moral, enquanto visitava um site social, e com medo de enfrentar seus colegas na escola, incluindo sua melhor amiga Samantha (Kay Panabaker), ela é empurrada para um ponto de ruptura extrema. É apenas após este evento de mudança de vida que Taylor descobre que ela não está sozinha, encontrando outros adolescentes, incluindo um colega de classe, que tiveram experiências semelhantes. E para impedir que outras pessoas passem pela mesma provação angustiante de sua filha, Kris (Kelly Rowan) - mãe de Taylor -, leva o caso no sistema escolar e na legislação estadual.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Como transmitir valores e atitudes de Cidadania?

Um vídeo de sensibilização, que pode ser utilizado para abordar o tema do bullying, ou incutir valores e atitudes de cidadania. Imagens que valem mais que mil palavras ou produzidos discursos.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Estórias com Valores: Prevenção do Bullying

‎"Uma professora quis ensinar à sua turma os efeitos do bullying.

Pediu-lhes para seguirem as seguintes instruções. Deu a todos os alunos uma folha de papel e disse-lhes para amachucarem, e para deitarem para o chão e para pisarem.

Resumindo, podiam estragar a folha o mais possível mas não rasga-la. As crianças estavam entusiasmadas e fizeram o seu melhor para amachucarem a folha, tanto...quanto possível. 
A seguir a professora pediu-lhes para apanharem a folha e abri-la novamente com cuidado, para não rasgarem a mesma. Deviam de endireitar a folha com muito cuidado o mais possível. A senhora chamou-lhes atenção para observarem como a sua folha estava suja e cheia de marcas. Depois pediu-lhes para as crianças pedirem desculpa ao papel em voz alta, enquanto o endireitavam. Eles mostravam o seu arrependimento e passavam as mãos para alisarem o papel, mas a folha não voltava ao seu estado original. Os vincos estavam bem marcados.

A professora pediu para que olhassem bem para os vincos e marcas no papel. E chamou-lhes atenção para o facto que estas marcas NUNCA mais iriam desaparecer, mesmo que tentassem repara-las. “É isto que acontece com as crianças que são “gozadas” por outras crianças”, afirmou a professora.
Podes dizer: Desculpa, podes tentar mostrar o teu arrependimento, mas as marcas, essas ficam para sempre. Idosos com 80 anos ainda conseguem lembrar-se com mágoa quanto foram gozados na escola primária e/ou secundária.
Os vincos e marcas no papel não desapareceram, mas as caras das crianças deram para perceber que a mensagem da professora foi recebida.

O bullying estraga mais do que nós podemos imaginar!!!
Evitem, ajudem e denunciem... Assim conseguiremos eliminar o bullying."

(Autor desconhecido)

Recursos para trabalhar o Bullying e o Ciberbullying

Curta metragem sobre Bullying


Sérgio acaba de completar 12 anos. É uma criança exemplar; dócil, inteligente, responsável. Seus pais veem nele uma longa vida repleta de êxitos, amor e felicidade. Por outro lado, quatro colegas da sua turma, Raúl, Ivan, Aitor e Maroa, veem nele uma vítima perfeita com a qual podem divertir-se à custa da sua bondade e inocência. Sérgio, perante tal situação, faz o possível por resistir e seguir em frente, gastando assim todas as suas energias.


Vídeo de Amanda Todd a denunciar o assédio de que fora vítima através da internet - Ciberbullyng



Amanda Todd, recorde-se, suicidou-se semanas depois de ter publicado no YouTube um vídeo a denunciar o assédio de que fora alvo durante três anos. Um pedófilo terá convencido a adolescente a mostrar os seios através da internet quando esta tinha apenas 12 anos, utilizando depois a imagem para chantagear a vítima. Amanda não cedeu, e o criminoso acabou por divulgar a fotografia por familiares, amigos, colegas de escola da jovem e por toda a internet.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Necessidades Educativas Especiais: Dislexia

Somos Todos Diferentes




O filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. 

Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele, visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... e a filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens. 

Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.

Muito Bom. Vale a pena ver!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Bullying em contexto escolar: caraterização e intervenção

Vídeoconferência de abertura do MOOC - Bulling em contexto Escolar iniciado ontem (19.11.2012).
Dos objetivos deste curso destacam-se:
  • Sensibilizar para a diversidade de comportamentos no domínio da violência escolar, concretamente no âmbito do bullying;
  • Desenvolver competências de identificação dos alunos potencialmente envolvidos em comportamentos de bullying;
  • Analisar materiais pedagógicos a serem trabalhados junto dos alunos;
  • Divulgar diferentes abordagens de prevenção e intervenção nas escolas;
  • Desenvolver competências de construção de instrumentos de avaliação de comportamentos de bullying.

Módulo 1: Natureza do fenómeno bullying (videoconferência aqui apresentada).

Read more at http://moocbullying.blogspot.com/p/para-comecar.html#DTAFefjYgB4dUOU1.99 


sábado, 10 de novembro de 2012

Hora da Poesia


Chamo-Te

Chamo-Te porque tudo está ainda no princípio 
E suportar é o tempo mais comprido.

Peço-Te que venhas e me dês a liberdade,
Que um só de Teus olhares me purifique e acabe.

Há muitas coisas que não quero ver.

Peço-Te que sejas o presente.
Peço-Te que inundes tudo.
E que o Teu reino antes do tempo venha
E se derrame sobre a Terra
Em Primavera feroz precipitado.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Um exemplo de Humanidade: Aristídes de Sousa Mendes

Para assinalar a estreia do filme ‘Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus’, de Francisco Manso e João Correa, Paulo Freixinho, criou o passatempo Palavras Cruzadas biográficas sobre Aristides de Sousa Mendes numa parceria com Ana Cristina Luz, autora do livro infantojuvenil 'Aristides, o semeador de estrelas’, com ilustrações de António de Moncada Sousa Mendes (neto do diplomata português).

Clique na imagem para ampliá-la e imprima:


Nota: As soluções encontram-se aqui.

Um filme a não perder...

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Inquietações...


"Onde há vida, há morte. Morrer é fácil, o difícil é viver. E quanto mais difícil, maior é a vontade de viver. E quanto maior é o medo da morte, mais a gente luta para continuar viva."

Mo Yan, In Peito Grande, Ancas Largas, Ulisseia (2012).