
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Conferências de Educação
A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) considera que a educação é um pressuposto e um factor de desenvolvimento do país, e reconhece a necessidade de basear os debates e escolhas educativas em informação de base empírica e científica.
Com este ciclo de conferências, a FFMS propõe-se fomentar a vinda a Portugal de especialistas internacionais e contribuir para a difusão no nosso país de estudos recentes de fundamentação científica. Oferece-se uma oportunidade de debate em que intervirão especialistas, professores, pais e todos os interessados no problema da educação.
Em Outubro, Novembro e Dezembro vão realizar-se as seguintes conferências:
Conheça melhor o programa e inscreva-se na conferência (inscrição gratuita).
Conheça ainda as ideias do Professor António Barreto, presidente da FFMS, e do Professor Nuno Crato, coordenador do projecto de educação da FFMS, sobre a educação nacional, na entrevista publicada esta semana em Educare.pt. (Ler Entrevista)
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Metas Educativas - destaques
O Ministério da Educação publicou o Programa Educação 2015
Este programa, lançado no ano lectivo 2010/2011, tem por objectivo elevar as competências básicas dos alunos e aprofundar o envolvimento das escolas na concretização dos compromissos em matéria de política educativa.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Avaliação do Desempenho de Docentes
Legislação em vigor:
•Decreto–Lei n.º 75/2010, de 23 de Junho
•Decreto Regulamentar n.º 2/2010, de 23 de Junho
•Despacho n.º 14420/2010, de 15 de Setembro
NOTA: Chamo a particular atenção para o último normativo que merece uma análise cuidada.
ANEXO I
Regras para a calendarização do procedimento de avaliação do desempenho
ANEXO II
Regras e padrões de uniformização para a elaboração do relatório de auto-avaliação
ANEXO III
Ficha de avaliação global do desempenho do pessoal docente
ANEXO VI
Instruções de preenchimento das fichas de avaliação global
terça-feira, 21 de setembro de 2010
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Pensar a educação: A educação que queremos
Para conhecer programa, comunicações, inscrições, e outras informações, basta clicar na imagem supra.
Nota: Pode seguir o Congresso Iberoamericano da Educação via on-line através do portal:
sábado, 4 de setembro de 2010
Novidades sobre a Avaliação do Desempenho Docente
Nota: A aguardar publicação em Diário da República.
Novo Estatuto do Aluno
Lei 39/2010 de 2 de Setembro - Novo Estatuto Do Aluno
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
domingo, 15 de agosto de 2010
Sexualidade e Educação Sexual: Políticas Educativas, Investigação e Práticas
(clique na imagem para aceder ao site e conhecer programa, inscrições, temas, etc.)
A Universidade de Aveiro promove, de 11 a 13 de Novembro de 2010, o I Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual: Políticas Educativas, Investigação e Práticas.
Organizado pelo Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores - CIDTFF - este Congresso Internacional resulta de uma rede de colaboração entre instituições de Ensino Superior de Portugal e Brasil, da qual fazem parte a Universidade de Aveiro (UA), a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), a Universidade de Lisboa (UL), a Universidade do Minho (UM), a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
A finalidade que unifica a realização destes congressos - a realizar bianualmente nos dois países - é o estudo da Sexualidade como tema interdisciplinar, com especial incidência nas áreas da Educação Sexual e Promoção da Saúde. Neste quadro, o I CISES centra-se num tema de particular actualidade, atendendo às implicações sociais, científicas e curriculares que envolve. O programa inclui conferências plenárias, mesas redondas, sessões paralelas com comunicação de trabalhos de investigação e relatos de práticas pedagógicas.
As inscrições e o envio de resumos são feitos online no site do congresso, no seguinte endereço: http://www.ua.pt/cidtff/PageText.aspx?id=11399. Há ainda a possibilidade de a inscrição poder ser feita por um, dois ou três dias, sendo o Certificado passado de acordo com a modalidade de participação.
Seminário: Educação Inclusiva
Objectivos
•Promover um amplo debate científico em torno das problemáticas da Educação Inclusiva e suas implicações, na sociedade, na escola e na sala de aula.
•Promover a reflexão sobre boas práticas, numa procura de comunicação com a diferença.
•Encontrar consensos para a reflexão e o exercício de práticas, tendo como ponto de partida a diversidade dos públicos.
•Provocar, nos participantes, a necessidade de reflectir para agir e reflectir sobre a acção, contínua e sistematicamente, numa procura de respostas e experimentação fundamentada em relação às situações com que somos confrontados.
Conhecer programa e outras informações úteis (aqui)
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
"A autoridade propõe-se e impõe-se"
Em todas as latitudes, as crianças crescem como a hera trepa pela parede, com o auxílio dos adultos que lhes oferecem ao mesmo tempo apoio e resistência. À falta desta tutela, nem sempre complacente, é possível que acabem por tornar-se disformes até à monstruosidade.
E a autoridade sobre elas exercida deverá caracterizar-se pela continuidade – primeiro, na família, depois, na escola: se a um período de abandono caprichoso se seguir uma brusca interrupção autoritária, será fácil que o resultado venha a revelar-se um desastre. Decerto, a autoridade dos maiores propõe-se aos menores como uma colaboração que lhes é necessária; mas, em certas ocasiões, terá também de se lhes impor. E é disparatado aplicar estritamente desde o infantário o princípio democrático segundo o qual tudo deve ser decidido entre iguais, porque as crianças não são iguais aos seus professores no que se refere aos conteúdos educativos.
Fernando Savater







