domingo, 24 de abril de 2016

Pedagogia e Psicologia Positiva

Pedagogia e Psicologia Positiva

Interações em Educação e Saúde
Coordenação de Sónia Alexandre Galinha
Edição/reimpressão:2011
Páginas: 168
Editor: LivPsic
ISBN: 9789898148827
Idioma: Português





Sinopse
Ao situar o sujeito humano no contexto social interativo, a abordagem psicossocial permite perspetivar a complexidade das interações em que está envolvido, e os processos de influência que as caracterizam. É o que constatamos quando estes autores de mérito internacional nos propõem que se revalorize a ética num mundo com falta de referências axiológicas, que se reclame o altruísmo organizado sob a forma de voluntariado, que se procure a co-construção do conhecimento em contextos de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento um Projeto de Homem, que se supere a vulnerabilidade com o fortalecimento e expressão auto-afirmativa do Ser, que se contrarie a insensibilidade transformada em abuso com a promoção da inclusão através de comportamentos de cidadania, capazes de devolver ao outro a dignidade e o lugar que lhe são devidos.


Prefácio 
A abordagem psicossocial ao focar-se na interação humana como unidade de análise está cada vez mais na ordem do dia, dada a sua importância para a fundamentação das mais diversas intervenções. Ao situar o sujeito humano no contexto social interativo, permite perspetivar a complexidade das interações em que está envolvido, e os processos de influência que as caracterizam. 
Trata-se de uma abordagem incontornável para uma compreensão mais aprofundada do devir humano, e da expressão comportamental através da qual se manifesta. É disso exemplo a forma como são assumidas e tratadas as temáticas que compõem a presente obra, lançando um olhar novo sobre problemas antigos que reclamam respostas atuais. 
É o que constatamos quando os seus autores nos propõem que se revalorize a ética num mundo com falta de referências axiológicas, que se reclame o altruísmo organizado sob a forma de voluntariado, que se procure a co-construção do conhecimento em contextos de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento um Projeto de Homem, que se supere a vulnerabilidade com o fortalecimento e expressão autoafirmativa do Ser, que se contrarie a insensibilidade transformada em abuso com a promoção da inclusão através de comportamentos de cidadania, capazes de devolver ao outro (o idoso) a dignidade e o lugar que lhe são devidos. 
Esta obra, coordenada pela Professora Sónia Galinha, representa não apenas o produto do labor de investigação de um grupo de reputados investigadores que assinam os diferentes capítulos que a compõem, mas também o seu comprometimento com causas nobres ao serviço da dignidade humana. A reflexão que nos propõem, aplicada a diferentes âmbitos da educação e da saúde, caracteriza-se pela criatividade, profundidade de análise e competente fundamentação teórico-metodológica. 
Enfim, uma obra enormemente sugestiva não só pelos horizontes que abre, mas também pela premência das prioridades e solidez das estratégias para todos aqueles que, através das abordagens e intervenções de corte psicossociológico, procuram contribuir para a melhoria do bem-estar humano. 

Manuel Joaquim Loureiro 
Professor Catedrático da Universidade da Beira Interior

Sem comentários: