sábado, 31 de outubro de 2015

II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola; Perspetivas da Psicologia e Educação"


O Instituto de Educação da Universidade de Lisboa anuncia a realização do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (IICIEAE) — Motivação para o Desempenho Académico (IICIEAE) que decorrerá nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2016.
O II CIEAE constitui-se como um fórum aberto a investigadores, professores, psicólogos e estudantes, interessados em debater problemáticas do envolvimento e da motivação dos alunos na escola, e em discutir teorias, métodos, práticas e implicações psico-educacionais. Os temas em análise visam relevar linhas de pesquisa no campo da motivação e do envolvimento, ativando conceitos emergentes em mapas de significados abertos, não apenas aos aspetos cognitivos da motivação, mas focando também as complexidades psicossociais de que o comportamento motivado depende. A motivação é o foco, com abertura aos aspetos relacionais em contexto escolar, reflexo da sociedade mais ampla.
Nas escolas e nas famílias, tem vindo a ser sentida a inquietação perante o declínio da motivação dos alunos na escola. A ausência de envolvimento na escola é um problema persistente, que se verifica num grande número de alunos. Este II Congresso centra-se na procura de respostas ao seguinte Problema de Investigação: Como se processam as variações da motivação e do envolvimento dos alunos na escola, como atuam os seus antecedentes e surgem as suas repercussões, atendendo à complexidade que marca as políticas educativas?
Assim e como objetivos, pretende-se: divulgar resultados da investigação; analisar contextos educacionais promotores da motivação escolar; e, ainda, equacionar novas linhas de pesquisa, valorizando contributos da investigação em Educação, em Psicologia e em áreas disciplinares diversas, no sentido da procura do bem-estar e da realização de alunos e professores, numa Escola para Todos.
No site do Congresso, podem ser consultadas outras informações relevantes, como temática, submissão de simpósios, comunicações e posters.

Sem comentários: