sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Guiões de Educação, Género e Cidadania

Reedição dos Guiões de Educação Género e Cidadania

O aumento significativo da utilização dos Guiões de Educação Género e Cidadania por docentes e os inúmeros pedidos destes materiais pelas bibliotecas escolares explicam a recente reimpressão pela CIG do Guião para o 1º ciclo, a que se seguirá, muito em breve, a reedição do Guião para o pré-escolar e, depois, a do Guião para o 3º ciclo.
Desde 2010, a aplicação destes Guiões tem vindo a generalizar-se na educação de infância, nos ensinos básico e secundário e, também, no ensino superior. Nos últimos quatro anos, dezenas de ações de formação contínua para docentes têm vindo a ser realizadas por Universidades e Institutos Politécnicos, em todo o território nacional, incluindo Regiões Autónomas, pela Direção Geral de Educação e por Autarquias através dos respetivos CFAE.
Face ao impacto destes materiais no sistema educativo, em 2012 os Guiões de Educação Género e Cidadania foram considerados, pela Comissão Europeia, uma Boa Prática em Género e Educação. Em resposta, a CIG edita, em 2013, em versão digital, a tradução inglesa dos Guiões destinados ao pré-escolar e ao 3º ciclo do ensino básico (disponíveis em:http://www.cig.gov.pt/documentacao-de-referencia/doc/). Em 2015, foi a vez do Conselho do Europa integrar estes materiais nas Boas Práticas no combate aos estereótipos de género na e através da educação.
Com a reedição destes Guiões pretende a CIG dar resposta a escolas, profissionais de educação e instituições de formação, inicial e contínua de docentes, que gradualmente têm integrado a temática da igualdade entre mulheres e homens e a perspetiva de género na prática educativa, formal e não formal.

Documentação


Cidadania e Igualdade de Género
Violência Doméstica
Tráfico de Seres Humanos
Mutilação Genital Feminina
RCSNU 1325

Cidadania e Igualdade de Género

Guiões de Educação Género e Cidadania [Publicação CIG]
iprescolar i1ociclo
i2ociclo Guia de Educação – Género e Cidadania – 3º Ciclo

Sem comentários: