terça-feira, 7 de julho de 2015

SÍNDROME DE TOURETTE EM CRIANÇAS

A Síndrome de Tourette é um distúrbio neurológico caracterizado pela presença de tiques motores e vocais, não necessariamente ao mesmo tempo. Os primeiros sintomas costumam aparecer na infância, normalmente por volta dos sete anos de idade, mas isso pode variar de pessoa para pessoa, podendo se manifestar mais cedo ou mais tarde e, em geral, os tiques motores (como piscadelas dos olhos por exemplo) surgem antes dos tiques vocais (que podem ser tosses, exclamações, gritos, entre outros).
As causas da Síndrome de Tourette ainda são desconhecidas, embora a influência de fatores genéticos e neurobiológicos seja considerada. Mas existem ainda muitos estudos a respeito do tema.
tratamento dos sintomas da Síndrome associa simultaneamente uma abordagem psicossocial e uma farmacológica. No primeiro, leva-se em conta o histórico, o ambiente familiar, social, escolar, entre outros para que a intervenção seja no sentido de orientar àqueles que convivem com o indivíduo, auxiliando a lidar com o problema e a diminuir os estigmas. Além disso, deve ser realizada uma cuidadosa avaliação acerca da intensidade dos sintomas, já que o tratamento farmacológico (quando necessário) terá o papel de diminuí-los, proporcionando certo alívio e melhora da qualidade de vida. Até o momento não há tratamento curativo para a Síndrome de Tourette.
Referências: ASTOC – Associação Brasileira de Síndrome de Tourette, Tiques e Transtorno Obsessivo Compulsivo
O vídeo infra é o trailer de um premiado documentário da HBO acerca da Síndrome de Tourette em Crianças. Um dos principais objetivos é justamente o de disseminar informação e eliminar estigmas, já que o preconceito ainda é a pior consequência desta Síndrome, especialmente na infância.
Informação disponível em Psicologia Acessível

Sem comentários: