sábado, 27 de junho de 2015

PECS - Picture Exchage Communcation System


Achei de tal forma  exagerado o valor de 250 Euros para inscrição num workshop de 13 horas, que de forma consciente ou inconsciente (não sei) até me esqueci de divulgar atempadamente. De qualquer forma, deixo aqui alguma informação pertinente para possíveis interessados em futuras formações, bem como conhecer um pouco desta abordagem da Pyramid à educação e o respetivo Sistema de Comunicação por Troca de Imagens - Picture Exchange Communication System (PECS).
A Pyramid Educational Consultants, Inc. foi criada em 1992 por Andy Bondy, Ph.D., e Lori Frost, M.S., CCC-SLP com uma abordagem única ao ensino das competências comunicativas a crianças e adultos com Autismo e outras perturbações do desenvolvimento. Somos conhecidos internacionalmente por oferecer formações dinâmicas e serviços de consultadoria, tanto no domicílio como em escolas, que combinam o largo espectro da Análise Comportamental Aplicada com uma abordagem inovadora da comunicação funcional.
A Pyramid Educational Consultants Portugal, Lda é a única instituição autorizada a fornecer formação, consultadoria e certificação no Picture Exchange Communication System® (PECS®) e na Pyramid Approach to Education® em Portugal, ambos marcas registadas da Pyramid Educational Consultants, Inc.

Picture Exchange Communication System
O PECS é usado para ensinar rapidamente competências comunicativas a quem tem um discurso funcional limitado. O PECS promove a comunicação num contexto social, sem exigir muitos pré-requisitos. O treino em PECS começa por ensinar a fazer pedidos espontâneos e progride para o ensino de funções comunicativas adicionais tais como responder a questões e fazer comentários. Um benefício adicional para as crianças em idade pré-escolar com Autismo e outras Perturbações do Desenvolvimento é a elevada proporção que adquire a fala.
Os formandos, no final do workshop, ficarão capazes de implementar o PECS com indivíduos com Autismo e outras Perturbações do Desenvolvimento e/ou limitadas competências comunicativas. Este workshop de 2 dias é o treino básico em PECS e é recomendado para familiares bem como para profissionais. O PECS pode ser implementado em crianças e adultos, sendo este workshop adequado para pessoas que trabalhem em todos os contextos. Aprender PECS não é complicado – mas aprender a fazê-lo corretamente é importante e pode abrir todo um novo mundo de comunicação.

Para conhecer mais sobre PECS.

Sem comentários: