sexta-feira, 22 de maio de 2015

XXIII COLÓQUIO AFIRSE PORTUGAL

(clique na imagem para obter mais informações)

AFIRSE PORTUGAL vai realizar o seu XXIII Colóquio em colaboração com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, subordinado ao tema As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores.

Dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2016

Os trabalhos concretizar-se-ão através de conferências, sessões plenárias e ateliês. Nos ateliês, será privilegiada a partilha de resultados de trabalhos de investigação e o debate em torno desses resultados. Tal como em anos anteriores, este colóquio destina-se a todos os investigadores, professores, educadores e outros profissionais da educação e da formação, bem como aos estudantes que se preparam para a intervenção ou a investigação nestes domínios. Participarão no colóquio especialistas nacionais e estrangeiros, nomeadamente de países em que a AFIRSE está representada.

O XXII Colóquio terá lugar nas instalações do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa: Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa, Portugal


Problemática:

AS PEDAGOGIAS NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS – DESAFIOS ÀS ESCOLAS E AOS EDUCADORES
Que sentidos atribuímos hoje à pedagogia? Arte de ensinar? Ciência e arte de ensinar? Ciência de ensinar? Qualquer que seja a resposta, o termo pedagogia remete-nos para uma antiga discussão, muito premente no presente, permeada por dimensões epistemológicas e filosóficas, sobre as finalidades, os métodos, a organização e os conteúdos das práticas educativas.
Com efeito, o debate sobre a pedagogia ao longo da história é marcado por controvérsias e pelo alargamento do sentido, originalmente ligado à etimologia do termo, que foi ganhando novas conotações. O pensamento pedagógico edificado por filósofos e educadores, desde tempos remotos da história da Humanidade, tem vindo a alicerçar-se em discussões, reflexões e problematizações sobre as teorias e as práticas educativas, mas também sobre o estatuto dos aprendentes e dos educadores, o papel da experiência de vida na aprendizagem, a relação com o saber e o sentido que os atores envolvidos conferem ao saber.
A pedagogia ao centrar-se em teorias e colocar ênfase nas práticas educativas e nos processos de ensino-aprendizagem é inseparável do social, por isso novos olhares se foram impondo, por força das transformações na sociedade, nas organizações educativas e nos recursos de ensino e de aprendizagem.
A sociedade contemporânea, caracterizada pela diversidade e complexidade das suas dinâmicas, coloca um amplo conjunto de desafios pedagógicos às escolas de todos os níveis de ensino, assim como às restantes organizações, aos educadores e aos formadores. Por isso, pretendemos suscitar uma reflexão, com base na investigação existente, sobre o lugar, os desafios e as limitações da pedagogia nos nossos dias.
O XXIII colóquio da AFIRSE Portugal debruça-se, assim, sobre a temática da pedagogia por se considerar a sua centralidade e importância para os profissionais e estudiosos da educação. A teoria e a prática pedagógica estabelecem entre si uma relação dialéctica que procuramos revisitar, com a análise crítica e fundamentada da investigação produzida no campo científico das Ciências da Educação, com recurso a seis eixos temáticos:
Eixo 1. Teoria e pensamento pedagógico contemporâneo
Eixo 2. Práticas pedagógicas nos diferentes níveis de ensino e o (in)sucesso educativo
Eixo 3. Organização pedagógica da escola
Eixo 4. Multiculturalidade e práticas pedagógicas
Eixo 5. Tecnologias educativas e práticas pedagógicas
Eixo 6. Formação pedagógica de educadores e formadores

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