segunda-feira, 4 de maio de 2015

Seminários Transdisciplinares: "Qualidade do Ensino: Evidências da Investigação"

Dia 15 de maio de 2015
18h00 | Sala 7



Qualidade do Ensino: evidências da investigação
Oradores: Marcos Onofre
Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa


Quais são as ideias em que investigadores, professores e educadores podem confiar para melhorar a qualidade do ensino? Como foram essas ideias alteradas durante as últimas décadas? Como é que a investigação sobre o ensino contribuiu para isso? 

Este seminário visa discutir as diferentes lógicas, opções metodológicas e os resultados alcançados pela investigação sobre o ensino, desde os seus primeiros ensaios até à atualidade. 

Enquadrado numa visão idiossincrática do ensino, os primeiros ensaios de investigação procuraram enfatizar os atributos pessoais do "bom professor" como causa primeira da sua qualidade. Num segundo período, os investigadores procuraram identificar o "melhor método de ensino" a fim de eleger a receita para enfrentar com sucesso todas as situações de ensino. Em terceiro lugar, com base numa perspetiva tecnológica, os investigadores tentaram identificar os comportamentos de sala de aula de professor e aluno relacionados as aprendizagens. Mais recentemente, no âmbito do estudo da ecologia aula tem sido reconhecido que o sucesso académico dos estudantes também envolve a negociação e a integração da sua agenda social. Este tipo de pesquisa chama igualmente a atenção para a complexidade do ensino e, consequentemente, para a necessidade de desenvolver uma visão sistémica sobre o mesmo.

Sem comentários: