sábado, 2 de maio de 2015

(Re)visitando "A Paixão pelo Ensino"

A Paixão pelo Ensino
Código: 34827
1ª Edição: 2004
Páginas: 272
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-34827-2












«(...) o ensino não é unicamente um compromisso intelectual e emocional para com os outros - quer sejam alunos, colegas de trabalho ou pais -, mas também um compromisso intelectual e emocional para com o eu através de uma revisão e de uma renovação regular dos seus propósitos e das suas práticas» (Day, 2004, p.21).


Sinopse
Em tempos de incertezas e de uma arreigada agenda de performatividade escolar, acreditando-se que a escola muda porque se altera a organização curricular e se ensina por competências, o ensino é uma paixão com muitos compromissos por parte do professor. Este livro de Christopher Day, escrito com a sensibilidade de um investigador que partilha as suas ideias com os professores, é um alerta para que não se transforme a escola num mero local de transmissão e se reconheça o lado pessoal e humano de professores e alunos.

A centralidade do currículo prende-se com o facto de ser um campo em constante problematização do conhecimento sobre as realidades alicerçadas nas dinâmicas culturais, educacionais, políticas e económicas. Como ponto de partida de qualquer projecto de formação, o currículo é a expressão de conflitos e consensos que são construídos a partir da (re)definição das suas políticas e práticas.

 *****
Em 2006 (26 de abril) tive o privilégio de conhecer pessoalmente Christopher Day (professor emérito da Universidade de Nottingham) no Encontro sobre Desenvolvimento Profissional Docente, perspetivas europeias realizado na Universidade do Minho, no qual deu uma conferência intitulada "As lideranças e a avalição do impacto do desenvolvimento profissional dos professores", uma reflexão centrada nos atuais interesses de investigação: desenvolvimento profissional continuo; o pensamento dos professores em ação; liderança e culturas escolares; as identidades dos professores: o lugar das emoções no trabalho dos professores e ainda sobre a investigação em ação e mudança.
Um apaixonado pela educação e pela investigação. Vale a pena espreitar algumas das suas publicações mais recentes aqui.

Sem comentários: