sábado, 9 de maio de 2015

Globalização, currículo e aprendizagem...

CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais:

      Titulo: Globalização, currículo e aprendizagem. Para uma análise crítica das práticas curriculares em contextos diferenciados
    Autores:  Pacheco, José Augusto
             Pestana, Tânia
             Figueiredo, Joana
             Martins, Dulce
         ID:  http://hdl.handle.net/1822/33832

Resumo: Tendo como ponto de análise as políticas viajantes, cujo processo de regulação se observa pela mudança conceitual, analisamos, neste texto, os conceitos-chave de globalização, currículo e aprendizagem, num contexto de análise crítica das práticas curriculares em contextos diferenciados, sobretudo da educação de infância e da educação em situações de necessidades educativas especiais. Porque o currículo é um processo de educação e formação, com perspetivas muito diferentes, que cada vez mais tem a sua construção de base no contexto da globalização, entendida como processo de homogeneização ao nível de similaridades definidas pelas políticas transnacionais, como se diferencia a aprendizagem ao nível das práticas curriculares? Para respondermos a esta interrogação, seguimos a análise documental, com relevo para documentos estruturantes da organização curricular portuguesa e planificações utilizadas pelos docentes ao nível da educação de infância, das necessidades educativas especiais e de um contexto institucionalizado em centros educativos portugueses.

Sem comentários: