quinta-feira, 28 de maio de 2015

“Encontro Negligência nas Crianças: O Papel da Escola e dos Serviços Sociais”

A Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil (Santarém) acolhe o “Encontro Negligência nas Crianças: O Papel da Escola e dos Serviços Sociais”, no próximo dia 4 de junho.
Para participar nesta iniciativa, promovida pela Câmara de Santarém, deve inscrever-se até dia 2 de junho, através do preenchimento do formulário disponível AQUI, que deve ser enviado para o e-mail: marisa.guerra@cm-santarem.pt  ou através do contacto telefónico: 243 304 424/410.
A abertura do Encontro tem início às 09h30 e está a cargo de Susana Pita Soares, Vereadora com o pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Santarém. O 1º painel vai ser moderado por Eliseu Raimundo. A partir das10h00, Rute Agulhas, faz uma apresentação sobre “Avaliação Precoce da Negligência na 1.ª Infância em Contexto Familiar…é uma utopia ou uma realidade nas escolas e/ou serviços sociais?!”. Rute Agulhas é psicóloga Clínica e Perita do Serviço de Clínica e Patologia Forenses da Delegação Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I. P, seguida de debate.
Às 11h15, Pedro Vaz Santos apresenta “PIN Progresso Infantil: que comportamentos e dificuldades podemos esperar de uma criança negligenciada em sala de aula?!”.
A partir das 11h35, Pedro Proença, advogado e comentador de assuntos de justiça em diversos canais de TV, apresenta «Uma criança negligenciada quando “bate a porta” dos tribunais não será tarde demais?!». Após a apresentação, às 12h00 é tempo de debate.
O Encontro prossegue às 14h00 com o 2º Painel, que vai ser moderado por Sónia Galinha, da Escola Superior de Educação de Santarém e que conta com a apresentação de Rui Lopes, psicólogo Educacional, formador, supervisor de Equipas e Consultor de Instituições Educativas, alusiva a temática: “A intervenção comunitária poderá ser uma oportunidade para prevenir negligência na 1.ª infância?”.
Às 14h30, Melanie Tavares, psicóloga Clínica e coordenadora dos sectores de Actividade Lúdica e Humanização dos serviços de atendimento à Criança, apresenta "Mediação Escolar-Exemplo de boas práticas na prevenção da negligência".
Às 15h15, a exposição está a cargo de Cristina Nogueira da Fonseca, psicóloga Clínica, Presidente de Direção da QUERO-TE MUITO, fundadora do Famílias Felizes e Family Coach, sobre “Como podemos educar os pais para prevenir a negligência na 1.ª Infância em contexto familiar…será possível serem uma família feliz?!”. Após as apresentações segue-se um debate.
O encerramento dos trabalhos está previsto para as 17h00

Sem comentários: