sábado, 2 de maio de 2015

Autismo e Atraso de Desenvolvimento


“O livro de Miguel Correia, focado no autismo/Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), fornece um conjunto de instrumentos teóricos que contribuem para uma maior compreensão e aprofundamento conceitual sobre aquela problemática. O quadro teórico que referencia, e que constrói, quer em termos da clarificação do conceito, das caraterísticas do autismo/PEA e da sua relação com as áreas da linguagem, da socialização e da motricidade, quer dos modelos de intervenção enriquecerá a bibliografia neste campo e contribuirá, certamente, para sustentar novas grelhas de leitura das realidades educacionais. Este é, claramente, um aspeto que valoriza esta obra. (…)

Um outro aspeto a considerar decorre do facto de a investigação realizada se reportar a um estudo de caso. Os dados apresentados pelo autor permitem compreender, por um lado, que as respostas ao sujeito em estudo, a nível da terapia da fala, terapia ocupacional e psicoterapia são proporcionadas “fora da escola” pública, o que significa que esta não tem condições para a todos oferecer as mesmas oportunidades. Por outro, que a intervenção precoce, nesta e em todas as situações em que exista uma perturbação global do desenvolvimento, precisa de ser feita a tempo e a horas. Consciencializar o sistema político, as famílias, educadores/professores e a sociedade civil, em geral, para esta importância é, do meu ponto de vista, o maior contributo do estudo que nesta obra se dá conta.” 

Preciosa Fernandes, docente na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
(In Prefácio)

A obra apenas está a ser comercializada pela fundação que a editou e pelo próprio autor. Aqui ficam os contactos, porque é um livro que vale a pena ler!

Fundação LORD: http://fundacaoalord.pt/

Sem comentários: