quarta-feira, 18 de março de 2015

Modelos e Práticas em Intervenção Precoce

MODELO DE DENVER DE INTERVENÇÃO PRECOCE (ESDM)/EARLY START DENVER MODEL (ESDM)

No cerne do ESDM está a base do conhecimento empírico da aprendizagem e desenvolvimento de bebés e crianças, e os efeitos do autismo numa fase precoce.A Intervenção ESDM é habitualmente prestada em casa, creche, jardim de infância e/ou centro por terapeutas formados e pais e durante o jogo espontâneo e as rotinas diárias. O ESDM é uma intervenção baseada no relacionamento e envolve pais e famílias.O objetivo do ESDM é aumentar a nível do desenvolvimento em todos os domínios em crianças com Perturbações do Espetro do Autismo, e destina-se simultaneamente, a diminuir os sintomas do Autismo.
Esta intervenção foca-se, em particular, no estímulo das competências sócio emocionais, cognitivas e de linguagem das crianças, uma vez que o desenvolvimento destes domínios é particularmente afetado pelo Autismo.
O ESDM também utiliza uma abordagem baseada na informação e empiricamente apoiada em práticas de ensino que se revelaram efetivas a partir da investigação na análise comportamental aplicada. O ESDM combina abordagens comportamentais, baseadas no relacionamento, desenvolvimentais e lúdicas num todo integrado que é padronizado, e, no entanto, completamente individualizado (Wagner & Rogers, 2011).
University of California-Davis MIND Institute
TIME 2012 Top Ten Medical Breakthroughs: “Hope for Reversing Autism”

Sem comentários: