terça-feira, 11 de março de 2014

Formação - Discalculia


Formação na Qualifica - Exponor
 
​“A pessoa com discalculia terá problemas com o raciocínio matemático a vida inteira. Mas com o tratamento adequado, ela poderá adquirir os conceitos satisfatoriamente”.


É uma perturbação que se manifesta na dificuldade de aprendizagem do cálculo. Esta dificuldade pode-se manifestar em vários níveis da aprendizagem. Assim, podemos encontrar dificuldades ao nível da leitura, escrita e compreensão de números ou símbolos, compreensão de conceitos e regras matemáticas, memorização de factos ou conceitos ou no raciocínio abstracto. Podem ainda estar associadas dificuldades em aprender a ver as horas ou lidar com o dinheiro.

São contudo notórias dúvidas que se prendem com as aprendizagens neste domínio. Muitos profissionais continuam a questionar-se sobre como promover as aprendizagens matemáticas, que tipo de actividades planificar e que estratégias desenvolver, que conteúdos explorar, que dinâmicas e relações estabelecer, que intenções reflectir e planificar para melhor intervir e dinamizar.

O encontro “Discalculia – Entender e intervir na dificuldade com os números e cálculos” organizado pela Clínica da Educação,  procura ser assim um espaço de reflexão e debate em torno das intenções da acção e das próprias práticas dos profissionais  e parentais enquanto condição essencial para o desenvolvimento da criança.

Tem como objectivos:

* Compreender a discalculia para promoção de práticas adequadas

* Estratégias de intervenção facilitadoras de aprendizagem

* O papel dos pais no acompanhamento desta dificuldade

 
Os formadores são Rafael Silva Pereira, atualmente é Diretor Pedagógico da Associação Ester Janz. É Especialista em Dificuldades Específicas de Aprendizagem. Para além das várias participações em Congressos, faz formação a nível nacional e internacional a educadores, professores, psicopedagogos, psicólogos, técnicos de reabilitação e terapeutas da fala, em instituições que trabalham com crianças com patologias relacionadas com a aprendizagem.
É autor de obras didáticas e multissensoriais, como o ” Programa de Intervenção e Reeducação em Dislexia e Disortografia”, ” Programa de Neurociência – Intervenção em Leitura e Escrita”, “Programa de Reeducação em Dislexia e Consciência Fonológica – PREDICOFON, “Fichas de Reeducação em Leitura e Escrita” da Texto Editora, da “Bateria de Avaliação de Pré-Competências em Leitura e Escrita-BACLE, do LER – Leitura, Escrita e Reeducação e da  BACMAT – Bateria de Aferição de Competências Matemáticas.


Inês de Jesus Salgado Rodrigues licenciou-se em Professores do Ensino Básico, 2º ciclo, variante Português/ Inglês, pela Escola Superior de Educação Jean Piaget, em Vila Nova de Gaia  no ano de 1999. Em Abril de 1998 frequentou um curso de Inglês, “English Language Course with LHS School Youth Travela at Rosebery University Hall”, em Londres. Iniciou o seu percurso profissional exercendo funções no 2º ciclo, lecionando a disciplina de  Inglês, desempenhando o cargo de Diretora de Turma. No ano letivo de 2000/2001 trabalhou no Colégio Novos Rumos, 1º ciclo, Ensino Especial, em Guifões – Matosinhos, onde trabalhou em exclusivo com Crianças com Necessidades   Educativas Especiais com diversas patologias.
No ano letivo 2001/ 2002 lecionou na cidade de Angra do Heroísmo, onde exerceu as suas funções como professora. Em paralelo participou como docente no ensino da Língua Portuguesa a emigrantes russos e ucranianos no “Curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros”.
A partir de 2005/ 2006 iniciou o seu trabalho no 1º ciclo, onde para além de exercer as suas funções como Professora Titular de Turma.
Em maio de 2012 concluiu o “Curso de Formação Especializada na Área de Educação Especial-Domínio Cognitivo e Motor” e em 2013 concluiu o Mestrado na mesma área pela Escola Superior de Educação Almeida Garrett sendo nesse âmbito convidada pelo Prof. Dr. Rafael Silva Pereira para a aplicação, análise e validação dos dados da BACMAT; É co-autora do mais recente Manual de Intervenção em Dificuldades Matemáticas.

INSCRIÇÕES até dia 14 Março 2014 : 20.00€ +4.60€ iva = Total: 24.60€ | Inscrições no dia 15 de Março 2014: 30.00€ + 6.90€ iva = Total: 36.90€ | Inclui: Material de apoio à sessão, Diploma de Participação.


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