sábado, 27 de julho de 2013

Ambientes Digitais e o uso do Moodle

Ambientes digitais e aprendizagem no ensino superior:
estudo de caso de uso do Moodle 
 José Lagarto
Universidade Católica Portuguesa
 jlagarto@ucp.pt 

Resumo: A introdução de ambientes tecnologicamente enriquecidos nos processos deaprendizagem pode levantar algumas questões importantes, condicionadoras daestratégia a utilizar pelos docentes. Numa disciplina teórica da licenciatura emComunicação Social e Cultural da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com duasturmas e 83 alunos no total, utilizou-se o Moodle como ambiente virtual deaprendizagem, disponibilizando-se conteúdos e fóruns temáticos de participaçãoobrigatória. Os estudantes foram convidados a fazer trabalhos, colocá-los naplataforma e, finalmente, realizaram a sua avaliação online. Com esta investigaçãopretendemos avaliar as competências digitais dos nossos alunos e verificar se afrequência de utilização da plataforma Moodle influenciava a avaliação daaprendizagem. Para o efeito, utilizamos uma metodologia baseada num estudo decaso, partindo-se de uma perspetiva exploratória. A aplicação de um questionário e aanálise das estatísticas na plataforma permitiu apurar a existência de correlaçõespositivas, mas moderadas, entre a avaliação e a frequência de acesso. 

Palavras chave: elearning, learning management systems, Moodle, integração curriculardas TIC, avaliação de aprendizagens 

Summary: The introduction of technology enhanced learning environments in thelearning process may raise some important questions, such as their influence inteaching. In a graduation course in Media and Cultural Communication in UCP, with twoclasses and 83 students in total, we used Moodle as a virtual learning environment,offering up content and forums of mandatory participation. Students were invited toperform learning activities, share them on the platform and finally perform a finalassessment test online. We tried to assess the digital skills of our students and relatethe frequency of use of Moodle influenced the assessment of learning. The applicationof a questionnaire and the analysis of statistics on the platform demonstrated theexistence of positive correlations, but moderate, between evaluation and frequency of access.

Keywords: elearning, learning management systems, Moodle, ICT curriculumintegration, assessment of learning

Link para download integral do estudo aqui.

Sem comentários: