sábado, 20 de julho de 2013

A caminho de uma escola digital

A Caminho de uma escola digital (link para ler ou fazer download)

Resumo: Neste texto apresenta-se o resultado da primeira fase de caracterização dos professores de uma escola em que se iniciou um processo de reflexão partilhado com vista ao desenvolvimento de uma cultura digital no quotidiano da comunidade escolar. Muito embora se assuma que se trata de um processo de transformação que envolve diferentes dimensões e, nesta fase de diagnóstico, outros sujeitos e áreas de intervenção tenham sido objeto de análise, escolhemos abordar aqui a variável “professores” por nos parecer ser um dos pilares determinantes de qualquer processo de transformação dentro da instituição escolar.Foram realizadas sete entrevistas de grupo abrangendo um total de 53 professores e educadores, ou seja, cerca de metade do corpo docente da escola. De acordo com os objetivos do estudo e o respetivo guião, a análise de conteúdo das transcrições das entrevistas teve como principal objetivo captar, quer as percepções dos professores e educadores, quer o que eles já fazem com recurso às tecnologias digitais na escola. Os resultados aqui apresentados confirmam a ideia de que, do ponto de vista profissional, os professores recorrem às tecnologias principalmente para a preparação das aulas, embora no caso desta escola, o façam com regularidade também para apoiar a exposição da matéria aos alunos. Os professores denotam estar à vontade sobretudo com as ferramentas de produtividade, mas também com as ferramentas de acesso à informação e de comunicação através da Internet, que usam tanto para fins pessoais como para preparar as suas aulas.

Palavras-chave: Cultura digital, processo de transformação, mudança, professores

Abstract: In this paper we present the results of the first phase of the teachers' characterization process,initiated in a school as a shared strategy of reflection to promote the development of a digital culture intoschool's community day-to-day work. Despite the assumption that the change of the schools is atransformation process involving different dimensions and actors, we chose to present here the "teachers"dimension because we assume that teachers represent one of the crucial pillars of any transformationwithin schools. 

Autores: Costa, Fernando Albuquerque et al., Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Sem comentários: