domingo, 21 de outubro de 2012

Plano Bulling - como apagar o bullying da escola


O interesse pela problemática do bullying tem surgido cada vez com maior frequência. São inúmeras as razões que justificam um olhar mais atento e refletido sobre esta problemática, sobressaindo o facto de qualquer manifestação de violência afetar inequivocamente os níveis de bem-estar, saúde e o potencial de aprendizagem das crianças e jovens (porque se traduz num clima escolar de insegurança e medo).

Acabadinho de sair, embora já esteja esgotado na fnac (talvez porque foi ontem a apresentação na fnac do Vasco da Gama em Lisboa). Encontra-o por aí em qualquer livraria perto de si.

Para motivar para a leitura aqui fica a sinopse do livro:

"O interesse pela problemática do bullying, suas multifacetadas vertentes, fatores associados e respetivas repercussões, tem surgido com sobeja frequência nos meios de comunicação social e no discurso de diversos intervenientes e interlocutores da comunidade escolar, designadamente pais/encarregados de educação, professores e funcionários.
São inúmeras as razões que justificam um olhar mais atento e refletido sobre esta problemática, sobressaindo o facto de que qualquer manifestação de violência afeta inequivocamente os níveis de bem-estar, a saúde (do ponto de vista biopsicossocial) e o potencial de aprendizagem das crianças e jovens (porque se traduz num clima escolar de insegurança e medo).
Nesse sentido, tem surgido a necessidade de se conceberem e implementarem medidas de prevenção e intervenção, no sentido de contribuir para uma diminuição progressiva e sustentada dos níveis de incidência desta problemática nas nossas escolas. Foi com o intuito de oferecer uma resposta a essa necessidade, maioritariamente manifestada por parte da comunidade docente do ensino básico, que surgiu a ideia da conceção deste livro, onde se organiza um conjunto de materiais, de natureza essencialmente prática, que se possam constituir numa base de trabalho suficientemente flexível, permitindo aos professores do ensino básico trabalhar com os alunos a problemática do bullying, nas suas múltiplas e diferentes facetas.
O principal objetivo que pretendemos alcançar refere-se ao aumento de conhecimento e consequente maior sensibilização sobre os comportamentos de bullying, suas diferentes facetas e repercussões, por parte dos professores. Procuramos em paralelo contribuir para o desenvolvimento de competências, por parte dos professores e alunos, na forma de lidar com os comportamentos de bullying. O desenvolvimento destas competências pode permitir não só a prevenção de futuras ocorrências como, simultaneamente, a diminuição dos níveis de incidência existentes na escola.
Assim, a organização do presente livro foi pensada no sentido de poder responder a duas diferentes mas interligadas necessidades por parte dos professores, uma de natureza mais conceptual, que se refere a um conhecimento mais aprofundado acerca deste fenómeno nas suas mais diversas facetas e, outra, de natureza mais operacional, que se refere à posse de materiais que possam mediar o trabalho a realizar com os alunos. Assim, este livro divide-se em duas grandes partes: uma primeira parte de carácter teórico e uma segunda parte de carácter essencialmente prático.
Na primeira parte são apresentados de forma sintetizada os principais resultados e conclusões de algumas investigações realizadas em diferentes países, procurando contribuir para uma caracterização mais clara e mais ampla deste fenómeno tão multifacetado. Serão abordados conteúdos relacionados com a caracterização conceptual e as diversas manifestações comportamentais de bullying, com as características comportamentais e psicossociais dos alunos diretamente envolvidos, com as repercussões decorrentes desse envolvimento e, ainda, algumas linhas orientadoras que têm surgido em resultado da implementação de alguns programas de intervenção em escolas portuguesas e estrangeiras.
Na segunda parte, são apresentadas algumas sugestões de sessões, com a respetiva estrutura, metodologia, anos de escolaridade a que melhor se adaptam e indicação dos materiais que melhor permitam atingir os objetivos da sessão. Os vários materiais de apoio à realização das atividades propostas, dividem-se em três grandes categorias:
- 17 Recursos de apoio para o professor – trata-se de um pequeno conjunto de materiais de apoio para o professor, que incluem as soluções ou sugestões de resposta a alguns dos exercícios, assim como algumas definições do fenómeno bullying e exemplos dos seus diferentes comportamentos. Estes materiais assumem-se como um recurso orientador para o professor, enquanto dinamizador e facilitador das sessões de trabalho com os alunos.
- 14 Instrumentos de avaliação – Inclui um conjunto de instrumentos, a maior parte sob a forma de questionários, dirigidos a alunos, professores, funcionários, órgãos de gestão e a pais/encarregados de educação, no sentido de possibilitar um melhor conhecimento da dimensão e características que o bullying assume nessa escola. Estes instrumentos permitem a recolha de informação acerca da ocorrência dos comportamentos de bullying, sob diferentes perspetivas, consoante os sujeitos-alvo respondentes. Também possibilita obter algum conhecimento acerca das crenças e das formas de atuação previstas ou sugeridas, face ao fenómeno. Nesta categoria também se incluem questionários aos alunos, para avaliação das sessões (uma versão para aplicar no final de cada sessão de trabalho e outra para aplicar no final de todo o projeto). Fazem também parte grelhas de observação de comportamentos em contexto de recreio.
- 64 Atividades para os alunos – Inclui um conjunto de atividades práticas a realizar com os alunos, que se diferenciam quanto ao número de participantes possíveis (atividades individuais e de grupo), aos objetivos e aos ciclos de escolaridade a que se destinam.
No final, depois das referências bibliográficas e sugestões de leitura, são ainda indicados alguns sites de interesse, cuja consulta pode possibilitar um complemento e aprofundamento de informação no âmbito do bullying, sendo cada um deles brevemente descrito quanto aos seus principais conteúdos e potencialidades."
Luís Fernandes e Sónia Seixas

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