segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vamos construir um mundo melhor!


“O Joãozinho Retribui” é um concurso de projectos de responsabilidade social, construídos por crianças e jovens até aos 18 anos. Lançado no âmbito do projecto “Um lugar para o Joãozinho” do Hospital de São João do Porto, o projecto tem inicio marcado para 3 de Outubro. Esta iniciativa pretende cativar o espírito interventivo dos jovens, bem como a sua preocupação social, para além de ajudar instituições de solidariedade social com menor visibilidade.
Podem concorrer projectos específicos na área de coesão social ou Instituição não lucrativa de desenvolvimento local de pequenas dimensões. Os vencedores serão escolhidos pela própria comunidade através de votação online. Será atribuído, por ano, um prémio no valor de 5.000€ em cada uma das categorias, para que o projecto vencedor possa ser desenvolvido.
O desafio é lançado a crianças e jovens até aos 18 anos, que podem concorrer a título individual ou colectivo, e assim contribuir activamente para a sociedade civil, coesão social e sustentabilidade ambiental.
É uma iniciativa do Hospital de São João e da Merck Serono, que conta com o apoio da União Distrital das Instituições de Solidariedade Social do Porto e da Fundação Porto Social.
Como ponto de partida, os projectos terão o mote “Joãozinho – um Amigo para a vida”, ou seja, deverão ser projectos de longo prazo, com possíveis efeitos futuros na vida das crianças abrangidas. Podem ser exemplos: centros de estudos entre pares para crianças e jovens carenciados; um berçário comunitário numa zona de poucos recursos.
As candidaturas estão abertas durante quatro meses, até Janeiro de 2012 e disponíveis em http://www.ojoaozinho.com/. Fechado este período, um júri, constituído pelos vários parceiros, elege os 10 melhores projectos, votados depois na página oficial do concurso e na página de Facebook do Joãozinho.
Para mais informações acerca do concurso consulte a site http://www.ojoaozinho.com/, que lhe dá acesso à página oficial.
Participe nesta causa, envolva os seus alunos!

Sem comentários: