domingo, 30 de outubro de 2011

Hora da Poesia: Da Liberdade

Com Paul Éluard (1895-1952), o poeta da Liberdade.

Liberdade

Nos meus cadernos de aluno
Na minha carteira e nas árvores
Nos areais e na neve
Escrevo o teu nome

Em todas as páginas lidas
Em todas as páginas brancas
Pedra sangue papel cinza
Escrevo o teu nome

Sobre as imagens douradas
Nos estandartes guerreiros
Tal como na coroa dos reis
Escrevo o teu nome

Nas selvas e no deserto
Nos ninhos e nas giestas
No eco da minha infância
Escrevo o teu nome

Nas maravilhas das noites
No pão branco dos dias
Nas estações enlaçadas
Escrevo o teu nome

Nos meus farrapos de azul
No pântano sol alterado
No lago luar vivente
Escrevo o teu nome

Nos campos do horizonte
Sobre umas asas de pássaro
Sobre o moinho das sombras
Escrevo o teu nome

Em cada sopro de aurora
Na água do mar e nos barcos
Na serrania demente
Escrevo o teu nome

Na clara espuma das nuvens
Nos suores da tempestade
Na chuva insípida e espessa
Escrevo o teu nome

Nas formas resplandecentes
Nos sinos de muitas cores
Sobre a verdade da física
Escrevo o teu nome

Nas veredas bem despertas
Nos caminhos descerrados
Nas praças que se extravasam
Escrevo o teu nome

Na lâmpada que se alumia
Na lâmpada que se apaga
Nas minhas casas unidas
Escrevo o teu nome

No fruto partido em dois
do meu espelho e do meu quarto
Na cama concha vazia
Escrevo o teu nome

No meu cão guloso e meigo
Nas suas orelhas erguidas
Na sua pata sem jeito
Escrevo o teu nome

Na soleira desta porta
Nas coisas familiares
Na língua de puro fogo
Escrevo o teu nome

Em toda a carne que tive
Na fronte dos meus amigos
Em cada mão que se estende
Escrevo o teu nome

Na vidraça das surpresas
Nos lábios que estão atentos
Muito acima do silêncio
Escrevo o teu nome

Nos meus refúgios desfeitos
Nos meus faróis aluídos
Nas paredes do meu tédio
Escrevo o teu nome

Na ausência sem desejo
Na solidão despojada
Na escadaria da morte
Escrevo o teu nome

Sobre a saúde refeita
Sobre o perigo dissipado
Sobre a esperança esquecida
Escrevo o teu nome

E pelo poder da palavra
Recomeço a minha vida
Nasci para te conhecer
Nasci para te nomear

Liberdade

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ciberescola de Língua Portuguesa

É uma plataforma de recursos interativos e cursos online de ensino do português e constitui um projeto de oferta editorial e institucional via Web.

Aqui fica o convite para a apresentação oficial do projeto digital Ciberescola da Língua Portuguesa, seguido de um Porto de Honra.

(recebido via mail)

Temos o prazer de enviar o convite para o evento Ciberescola, que se realiza a 28 de outubro, pelas 19h, nas instalações da Fundação Cidade de Lisboa (Campo Grande, nº 380).

Um projeto muito interessante!
Para mais informações visite a Plataforma Ciberescola.

Formação: Dificuldades de escrita – estratégias para pais e professores

A Clinica da Educação promove:


Saber mais
Inscrições

Metodologias de Investigação Científica

Dicas muito úteis para quem se inicia na Investigação e pretende conhecer os meandros das Metodologias de Investigação ou para quem está a elaborar trabalhos de Investigação no âmbito das Licenciaturas, Mestrados ou Doutoramentos. Um bom recurso.




PS. Este manual não dispensa a leitura de Manuais de referência em Investigação Científica ou a frequência de disciplinas de Metodologias de Investigação onde se aprofunda o conhecimento nesta área.

domingo, 23 de outubro de 2011

Hora da Poesia

À mesa com o Prémio Nobel da Literatura 2011, o poeta sueco, Tomas Tranströmer.

Kyrie

A minha vida às vezes abria os olhos no escuro.
Uma sensação de multidões arrastando-se por ruas,
cegas e sem descanço, no caminho para um milagre,
enquanto eu fico aqui, invisível.
Como uma criança que adormece aterrorizada
à escuta dos passos pesados do coração,
até que a manhã ponha o seu raio de luz nos fechos
e as portas da escuridão se abram.

(Tomas Tranströmer, trad. de Vasco Graça Moura, In 21 Poetas Suecos, Editora Vega)

Via E.I

Inquietações...

Fernando Pessoa (Bernardo Soares)

sábado, 22 de outubro de 2011

Webinar iTEC: tendências de mudança na Educação europeia

O projeto iTEC irá promover uma série de seminários em linha com o objetivo de apresentar e discutir temas relacionados com as características das aulas do futuro.

O primeiro seminário será sobre tendências de mudança na Educação europeia e terá lugar no dia 2 de Novembro de 2011.

Quais os fatores que atualmente influenciam a inovação educativa? Quais são, hoje em dia, as tendências relevantes para professores e alunos? O que tem feito o projeto iTEC para identificar essas tendências?

O iTEC é um projeto a quatro anos, envolvendo diversos países europeus, que procura criar cenários pedagógicos aliciantes para a sala de aula do future e, a partir daí, criar atividades de aprendizagem que envolvam professores, alunos e outros elementos exteriores à escola. O desenvolvimento de cenários iTEC baseia-se numa análise aprofundada que identifica as tendências sociais, tecnológicas e pedagógicas mais influentes.

O objetivo deste seminário aberto é apresentar as tendências principais que foram identificadas de forma colaborativa através de um processo de consulta, bem como informar os participantes sobre o desenvolvimento dos cenários de práticas educativas inovadoras.

O seminário, realizado em língua inglesa, será interativo e os participantes terão oportunidade de colocar questões sobre o tema e apresentar as suas próprias ideias.

A inscrição no seminário deve ser realizada através deste formulário. Os participantes registados receberão uma hiperligação através da qual poderão assistir ao seminário, cuja duração prevista é de cerca de uma hora, uma hora e meia.

Conheça melhor o iTEC em http://itec.eun.org/.

Lições de Vida: Da Partilha



Ação contra a fome lança http://www.experimentocomparte.org/ para estudar o comportamento do ser humano quando se enfrenta a realidade de um mundo mal repartido e desigual. Das 20 crianças submetidas ao estudo, 20 partilharam a sua comida. Fica claro que a luta contra a fome é mais fácil se todos partilharmos um pouco.

Num mundo com capacidade para alimentar o dobro da sua população, 3,5 millões de crianças morrem por desnutrição agúda em cada ano.

Conseguiremos aprender esta lição?
Dá que pensar, não é verdade?

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Os Professores

Um artigo de opinião publicado na revista semanal Visão em 13 de Outubro de 2011, da autoria do escritor José Luís Peixoto. Palavras com sentimento! Palavras de elogio e gratidão! Palavras de esperança! Vale a pena ler!

O mundo não nasceu connosco. Essa ligeira ilusão é mais um sinal da imperfeição que nos cobre os sentidos. Chegámos num dia que não recordamos, mas que celebramos anualmente; depois, pouco a pouco, a neblina foi-se desfazendo nos objectos até que, por fim, conseguimos reconhecer-nos ao espelho. Nessa idade, não sabíamos o suficiente para percebermos que não sabíamos nada. Foi então que chegaram os professores. Traziam todo o conhecimento do mundo que nos antecedeu. Lançaram-se na tarefa de nos actualizar com o presente da nossa espécie e da nossa civilização. Essa tarefa, sabemo-lo hoje, é infinita.

O material que é trabalhado pelos professores não pode ser quantificado. Não há números ou casas decimais com suficiente precisão para medi-lo. A falta de quantificação não é culpa dos assuntos inquantificáveis, é culpa do nosso desejo de quantificar tudo. Os professores não vendem o material que trabalham, oferecem-no. Nós, com o tempo, com os anos, com a distância entre nós e nós, somos levados a acreditar que aquilo que os professores nos deram nos pertenceu desde sempre. Mais do que acharmos que esse material é nosso, achamos que nós próprios somos esse material. Por ironia ou capricho, é nesse momento que o trabalho dos professores se efectiva. O trabalho dos professores é a generosidade.

Basta um esforço mínimo da memória, basta um plim pequenino de gratidão para nos apercebermos do quanto devemos aos professores. Devemos-lhes muito daquilo que somos, devemos-lhes muito de tudo. Há algo de definitivo e eterno nessa missão, nesse verbo que é transmitido de geração em geração, ensinado. Com as suas pastas de professores, os seus blazers, os seus Ford Fiesta com cadeirinha para os filhos no banco de trás, os professores de hoje são iguais de ontem. O acto que praticam é igual ao que foi exercido por outros professores, com outros penteados, que existiram há séculos ou há décadas. O conhecimento que enche as páginas dos manuais aumentou e mudou, mas a essência daquilo que os professores fazem mantém-se. Essência, essa palavra que os professores recordam ciclicamente, essa mesma palavra que tendemos a esquecer.

Um ataque contra os professores é sempre um ataque contra nós próprios, contra o nosso futuro. Resistindo, os professores, pela sua prática, são os guardiões da esperança. Vemo-los a dar forma e sentido à esperança de crianças e de jovens, aceitamos essa evidência, mas falhamos perceber que são também eles que mantêm viva a esperança de que todos necessitamos para existir, para respirar, para estarmos vivos. Ai da sociedade que perdeu a esperança. Quem não tem esperança não está vivo. Mesmo que ainda respire, já morreu.

Envergonhem-se aqueles que dizem ter perdido a esperança. Envergonhem-se aqueles que dizem que não vale a pena lutar. Quando as dificuldades são maiores é quando o esforço para ultrapassá-las deve ser mais intenso. Sabemos que estamos aqui, o sangue atravessa-nos o corpo. Nascemos num dia em que quase nos pareceu ter nascido o mundo inteiro. Temos a graça de uma voz, podemos usá-la para exprimir todo o entendimento do que significa estar aqui, nesta posição. Em anos de aulas teóricas, aulas práticas, no laboratório, no ginásio, em visitas de estudo, sumários escritos no quadro no início da aula, os professores ensinaram-nos que existe vida para lá das certezas rígidas, opacas, que nos queiram apresentar. Se desligarmos a televisão por um instante, chegaremos facilmente à conclusão que, como nas aulas de matemática ou de filosofia, não há problemas que disponham de uma única solução. Da mesma maneira, não há fatalidades que não possam ser questionadas. É ao fazê-lo que se pensa e se encontra soluções.

Recusar a educação é recusar o desenvolvimento.

Se nos conseguirem convencer a desistir de deixar um mundo melhor do que aquele que encontrámos, o erro não será tanto daqueles que forem capazes de nos roubar uma aspiração tão fundamental, o erro primeiro será nosso por termos deixado que nos roubem a capacidade de sonhar, a ambição, metade da humanidade que recebemos dos nossos pais e dos nossos avós. Mas espero que não, acredito que não, não esquecemos a lição que aprendemos e que continuamos a aprender todos os dias com os professores. Tenho esperança.

José Luís Peixot0, In Visão de 13 de Outubro de 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Inquietações...




"O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive."

Pe António Vieira

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Formação Cívica – boas práticas na Internet

No Centro de Recursos Online "A Linha na Estante" podemos encontrar um abastado leque de Recursos Educativos para várias Áreas Curriculares, Disciplinares e Não Disciplinares.

Dou particular destaque à Área Curricular Não Disciplinar de Formação Cívica, onde se pode encontrar, entre muitas outras coisas:
- Vídeos em stream;
- Artigos de informação e opinião;
- Imagens;
- Indicações de links para outros sites com materiais, informação e atividades;
- ...

(Clique na imagem para aceder ao espaço)

Lições de Vida

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Quatro anos a partilhar...

... 1775 posts sobre Educação
... mais de 211 mil visitas entraram nesta sala
... mais de 374 mil páginas lidas
... 252 seguidores e leitores assíduos
... milhares de horas de leituras e audições
... algumas centenas de comentários muito pertinentes
... por tudo isto e algo que aqui não fique registado...

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Inquietações Pedagógicas




"Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores."

Charles Eliot

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Lições de Sabedoria, de Perseverança, de Coragem, de Esperança, de Fé...

Vale a pena escutar, talvez o melhor e o último discurso deste Homem "gigante" que transbordava humanidade... um grande testemunho de vida para todos, sobretudo para os mais jovens! Steve Jobs!

domingo, 9 de outubro de 2011

Estórias com Valores II

Recuperando uma estória que serviu de mote para um dos primeiros textos que escrevi sobre a temática da Educação publicado no Jornal "A página da educação" em 2007 e que aqui publiquei no mesmo ano.

(Re)visitar aqui.

sábado, 8 de outubro de 2011

Inquietações...




"Se puderes, ajuda os outros; se não o puderes fazer, ao menos não lhes faças mal."

Dalai Lama

Estórias com Valores


Depende de nós

Certa vez, um jovem chegou à beira de um oásis, junto a um povoado e, aproximando-se de um velho, perguntou-lhe:
- Que tipo de pessoas vive neste lugar?
- Que tipo de pessoas vive no lugar de onde você vem? Perguntou por sua vez o ancião.
- Oh! Um grupo de egoístas e malvados - replicou-lhe o rapaz - estou satisfeito de haver saído de lá.
A isso o velho replicou:
- A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui.
No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião perguntou-lhe:
- Que tipo de pessoas vive por aqui?
O velho respondeu com a mesma pergunta:
- Que tipo de pessoas vive no lugar de onde você vem?
O rapaz respondeu:
- Um magnífico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste por ter de deixá-las.
- O mesmo encontrará por aqui, respondeu o ancião.
Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho:
- Como é possível dar respostas tão diferentes à mesma pergunta?
Ao que o velho respondeu:
- Cada um carrega no seu coração o meio ambiente em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou, não poderá encontrar outra coisa por aqui. Aquele que encontrou amigos ali, também os encontrará aqui. Somos todos viajantes no tempo e o futuro de cada um de nós está escrito no passado. Ou seja, cada um encontra na vida exactamente aquilo que traz dentro de si mesmo. O ambiente, o presente e o futuro somos nós que criamos e isso só depende de nós mesmos.

(Autor desconhecido)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Concurso Comunidade Criativa n@ tua Escola


As Ediçoes ASA e a Asus desafiam os alunos do 2.º ciclo ao ensino secundário a combinarem tecnologia e criatividade e a concorrerem ao "Comunidade Criativa n@ tua Escola".
Os trabalhos a apresentar devem enquadrar-se no tema "a história da escola" e os projetos vencedores receberão prémios para a escola, o professor responsável e a turma de alunos.
A participação no concurso é feita através do site http://www.comunidade.asa.pt/. Lá poderá encontrar o regulamento do concurso com os respetivos prazos, prémios e outras informações úteis.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Humor Educacional II

Escola em 2013

Humor Educacional I

Na era dos cortes verticais e horizontais...


Cartoon do Antero Valério

Data a reter e a comemorar com empenho e devoção!


Mais de 100 paises comemoram a 5 de Outubro, o Dia Mundial do Professor.
Desde 1994 que a UNESCO e a Internacional de Educação (IE) chamam a atenção para a importância social da profissão docente e para a necessidade da sua dignificação, como condição essencial para a valorização da escola e da educação.

Julgo que pode ser uma excelente oportunidade para que no mesmo dia e no mundo inteiro, se dê enfoque aos desafios e dificuldades com que os educadores/professores são confrontados diariamente... quiça encontrar algumas pontes que permitam melhorar os desempenhos de todos os intervenientes no processo educativo e torná-lo cada vez mais aliciante, desafiador,... e repleto de realizações pessoais e profissionais. Assim espero!

Publicidade com valores lá dentro

Olhe sempre para dentro de si mesmo!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Workshop Programas de Educação Parental

(Informação recebida por email)

As relações entre pais e filhos assumem-se como o mais apaixonante e delicado problema dos dias de hoje. Nos pais são colocadas, tanto pela sociedade como pelas próprias crianças, diversas expectativas que se esperam ver cumpridas. Para uns (a sociedade), é suposto que os pais assumam naturalmente as funções inerentes aos seus papéis de pai e mãe. Para outros (os filhos), as expectativas colocadas sobre os pais são superiores, pois vêem os seus progenitores como super-heróis, fortes, perfeitos e capazes de tudo para os proteger. Assim, fazendo referência às palavras de Orlanda Cruz (2005), espera-se que os pais sejam "um porto seguro, uma base securizante de onde as crianças possam partir para explorar o mundo sem receios bloqueadores.". Nesta formação pretende-se habilitar os profissionais a promover e reforçar práticas parentais positivas através da implementação de programas de educação parental junto das famílias.

O Workshop Programas de Educação Parental realiza-se no próximo dia 29 de Outubro de 2011, entre as 9h00 e as 18h00.

Conteúdos Programáticos:
Enquadramento da Educação Parental
Os projectos de Educação Parental
Organização dos Programas de Formação de Pais

Para mais informações sobre esta e outras formações visite o site O RedApple, através dos seguintes contactos telefónicos: 213465439 / 916104651, ou por email: info.lisboa@red-apple.pt

Rádios e Televisões Escolares na Net

Projetos aliciantes para crianças e jovens em contexto escolar.

(clique na imagem para aceder a mais informações)


Para aceder ao vídeo de apresentação da Web rádio aqui.

Fica ainda o repto: Convite à apresentação de projetos no I Encontro Nacional de Rádios e Televisões escolares na Net

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vamos construir um mundo melhor!


“O Joãozinho Retribui” é um concurso de projectos de responsabilidade social, construídos por crianças e jovens até aos 18 anos. Lançado no âmbito do projecto “Um lugar para o Joãozinho” do Hospital de São João do Porto, o projecto tem inicio marcado para 3 de Outubro. Esta iniciativa pretende cativar o espírito interventivo dos jovens, bem como a sua preocupação social, para além de ajudar instituições de solidariedade social com menor visibilidade.
Podem concorrer projectos específicos na área de coesão social ou Instituição não lucrativa de desenvolvimento local de pequenas dimensões. Os vencedores serão escolhidos pela própria comunidade através de votação online. Será atribuído, por ano, um prémio no valor de 5.000€ em cada uma das categorias, para que o projecto vencedor possa ser desenvolvido.
O desafio é lançado a crianças e jovens até aos 18 anos, que podem concorrer a título individual ou colectivo, e assim contribuir activamente para a sociedade civil, coesão social e sustentabilidade ambiental.
É uma iniciativa do Hospital de São João e da Merck Serono, que conta com o apoio da União Distrital das Instituições de Solidariedade Social do Porto e da Fundação Porto Social.
Como ponto de partida, os projectos terão o mote “Joãozinho – um Amigo para a vida”, ou seja, deverão ser projectos de longo prazo, com possíveis efeitos futuros na vida das crianças abrangidas. Podem ser exemplos: centros de estudos entre pares para crianças e jovens carenciados; um berçário comunitário numa zona de poucos recursos.
As candidaturas estão abertas durante quatro meses, até Janeiro de 2012 e disponíveis em http://www.ojoaozinho.com/. Fechado este período, um júri, constituído pelos vários parceiros, elege os 10 melhores projectos, votados depois na página oficial do concurso e na página de Facebook do Joãozinho.
Para mais informações acerca do concurso consulte a site http://www.ojoaozinho.com/, que lhe dá acesso à página oficial.
Participe nesta causa, envolva os seus alunos!

domingo, 2 de outubro de 2011

Hora da Poesia

Poema de Natália Correia, na voz de José António Moreira



O sol nas noites e o luar nos dias

De amor nada mais resta que um Outubro
e quanto mais amada mais desisto:
quanto mais tu me despes mais me cubro
e quanto mais me escondo mais me avisto.

E sei que mais te enleio e te deslumbro
porque se mais me ofusco mais existo.
Por dentro me ilumino, sol oculto,
por fora te ajoelho, corpo místico.

Não me acordes. Estou morta na quermesse
dos teus beijos. Etérea, a minha espécie
nem teus zelos amantes a demovem.

Mas quanto mais em nuvem me desfaço
mais de terra e de fogo é o abraço
com que na carne queres reter-me jovem.

Natália Correia