segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O valor de Educar

Inserida no ciclo de conferências infra mencionadas no post anterior "Questões-chave sobre ducação", destaco a conferência já realizada "O valor de Educar" (Out.2010). Neste debate sobre educação, emergiram temas como a crise no ensino, o insucesso escolar, o papel da criança e do professor, a função da escola e a participação da família na vida escolar. Foi uma conferência onde se procurou reflectir sobre algumas questões de filosofia da educação e do discurso pedagógico contemporâneo:
Fernando Savater, conhecido filósofo espanhol, falou sobre a importância da educação cívica numa sociedade democrática e sobre a relevância do conhecimento para a liberdade dos cidadãos.
Ricardo Moreno Castillo discutiu o discurso pedagógico contemporâneo em Espanha e suas repercussões nas práticas escolares, tendo por base uma análise da realidade espanhola e adoptando, por um lado, uma visão filosófica e, por outro, uma visão decorrente da sua actividade como professor no país vizinho.
Nuno Crato questionou algumas das ideias dominantes sobre educação em Portugal, discutindo a sua pertinência, atualidade e validade no contexto escolar.

O Valor de Educar. Vale a pena (Re)visitar excerto no vídeo infra:

Sem comentários: