terça-feira, 16 de agosto de 2011

Seminário Nacional de Educação Sexual

Estão abertas até 5 de Setembro as inscrições no Seminário Nacional de Educação Sexual, que vai decorrer nos dias 8 e 9 de Setembro, no Anfiteatro Professor Agostinho da Silva - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT), em Lisboa.
O seminário pretende debater a legislação que estabelece o regime de aplicação da educação sexual nas escolas - Lei n.º 60/2009 que trata da Educação Sexual nas Escolas, designadamente: o papel da escola e a forma como pais, professores e jovens vêem a Educação Sexual. Neste âmbito serão apresentados os resultados de diversos estudos desenvolvidos.
Será apresentado o documento “Standards for School Sex Education in Europe”, uma nova e importante referência técnico-científica para a promoção da Educação Sexual, que tem a chancela da Organização Mundial de Saúde e será feita a apresentação pública da “Pós Graduação em Educação Sexual” que se irá iniciar em 2011, no contexto da parceria entre a APF e o IE da ULHT.
O evento científico inclui ainda, no dia 8 de Setembro, uma tarde integralmente dedicada a Workshops, distribuídos por temáticas e destinatários que procuram responder a diferentes necessidades dos educadores e apresentam ferramentas úteis para a implementação da Educação Sexual.

Para saber mais consulte o programa.
Pode obter mais informações, aqui.

domingo, 14 de agosto de 2011

Bailado interativo para escolas

Estão abertas as inscrições para a primeira temporada dos Concertos Interativos Crescer com a Música de 2010.2011.

Porto - Coliseu do Porto
2011.2012
14 de Novembro
10h30; 14h30;

Lisboa - Aula Magna
2011.2012
30 de Novembro
9h30; 11h00;
14h00; 15h30

A Menina de Pedra é um bailado dirigido à população escolar dos 2 aos 12 anos.

Para os interessados encontra-se já disponível a edição desta obra em formato de BD + CD áudio.
Mais informação em http://www.focomusical.org/

Foco Musical Educação e Cultura
Informações: info@focomusical.pt
Rua Jorge Colaço nº34-C 1700-253 Lisboa Portugal
T: +351 21 842 98 00 F: +351 21 842 98 09

sábado, 13 de agosto de 2011

Proposta do (Novo?) Modelo de Avaliação de Desempenho dos Professores

Chamam-lhe Novo Modelo de ADD. Trata-se da anunciada proposta de modelo de avaliação de professores apresentada ontem pelo Ministério da Educação aos Sindicatos e que será brevemente alvo de discussão e negociações. Fez-me lembrar diversas coisas, entre elas, o ditado popular "remendo novo em trapo velho" e a parábola "vinho novo em odres velhos"...

Hora da Poesia

As Fontes

Um dia quebrarei todas as pontes
Que ligam o meu ser, vivo e total,
À agitação do mundo do irreal,
E calma subirei até às fontes.

Irei até às fontes onde mora
A plenitude, o límpido esplendor
Que me foi prometido em cada hora,
E na face incompleta do amor.

Irei beber a luz e o amanhecer,
Irei beber a voz dessa promessa
Que às vezes como um voo me atravessa,
E nela cumprirei todo o meu ser.

Sophia de Mello Breyner Andresen, in Poesia I, 1944

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Ensino à distância: perfil do aluno

Conversor para a nova ortografia

Lince - conversor para a nova ortografia
O Lince é uma ferramenta de apoio à implementação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que converte o conteúdo de ficheiros de texto para a grafia neste momento a ser introduzida em vários países do espaço da CPLP. Suporta vários formatos e permite converter em simultâneo um número elevado de ficheiros de qualquer dimensão. Pode ficar a saber mais acerca do Lince na página de apresentação detalhada.

Para usar a aplicação, que é gratuita e de distribuição livre, escolha o instalador adequado:

Windows
Linux

O Lince exige Java em versão 1.5 ou superior, que pode descarregar aqui.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Formação de Professores em Educação em Sexualidade

Oficina "Formação de Educadores/as de Infância e de Professores/as do Primeiro Ciclo em Educação em Sexualidade: um Desafio que se Faz Urgente!!!"
Estão abertas até ao dia 15 de Setembro as inscrições na oficina de formação, que vai decorrer entre Outubro de 2011 e Julho de 2012, no Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa. Esta acção é destinada a professores/as do primeiro ciclo do Ensino Básico e educadores/as de infância e pretende dar contributos que lhes permitam trabalhar com as crianças, de forma tranquila e segura, as questões relacionadas com a sexualidade infantil e com a educação sexual nesta faixa etária.
Pode obter mais informações, aqui, aqui e aqui.

Revisão da Organização Curricular - Normativo

Decreto-Lei n.º 94/2011, de 03 de Agosto
Ministério da Educação e Ciência
Revê a organização curricular dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, procedendo à quarta alteração do Decreto-Lei n.º 6/2001, de 18 de Janeiro

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Psicologia da Educação

Entre papéis velhos, alguns com utilidade diferente daquela para que foram produzidos, encontrei 4 páginas do informativo "Interecomómico" de 27 de Abril de 2006. Na rúbrica "Vida Saudável", página 6, inicia um artigo com conselhos muito úteis para educadores, particularmente para os pais. O artigo continua na página 7 ... entretanto desaparecida ... mesmo assim aqui fica o início do artigo que achei bastante interessante.

Menino ou menina, mas feliz

Para que a criança cresça feliz com o seu género, masculino ou feminino, é necessário ensiná-los a lidar com os estereótipos culturais. Tome nota de alguns conselhos.

- O pai e mãe devem dar o exemplo, no sentido de partilharem tarefas. Desta forma a criança entenderá que não existem tarefas exclusivas às meninas ou aos meninos.

- As crianças devem brincar livremente. Se um menino brinca com uma boneca, diga-lhe que certamente virá a ser um pai. Quando uma menina brincar com carrinhos, ela deve ser animada para ser uma boa condutora.

- Explique-lhe claramente que as diferenças que existem entre os géneros, são basicamente ao nível da anatomia e da reprodução.

- Evite os livros e os programas de televisão demasiado sexistas.

(... continua)

(desconheço o autor)

Entrevista com o Ministro da Educação

Ministro da Educação entrevistado pelo Professor Marcelo Rebelo de Sousa no Jornal das 20h da TVI, 2011-07-31.