sexta-feira, 27 de maio de 2011

E-Book sobre Supervisão e Avaliação Docente

Numa recente edição de Abril de 2011, o Ministério da Educação e o Conselho Científico para a Avaliação de Professores lançam em e-book algumas reflexões e estratégias de supervisão, fruto da experiência de formação e trabalho de investigação na área da Supervisão e Avaliação de Professores das suas autoras. Uma mais valia... Espero! Para Professores, Coordenadores de Departamento, Relatores, Diretores...

Supervisão e Avaliação Docente
Para uma abordagem de Orientação Transformadora
- Um estudo do Concelho Científico para a Avaliação de Professores
Autoria: Flávia Vieira e Maria Alfredo Moreira


Excerto do Prefácio:
(...)
"Este trabalho estrutura-se em três momentos: no primeiro momento (Capítulo 1), explora-se a relação entre supervisão e pedagogia escolar, clarificando-se o quadro ético-conceptual em que, do nosso ponto de vista, estas deverão ser inscritas; no segundo momento (Capítulo 2), foca-se a relação entre supervisão e avaliação do desempenho, equacionando possibilidades mas também tensões que afectam essa relação; no terceiro momento (Capítulo 3), discutem-se algumas estratégias de supervisão que podem promover a transformação da educação e a emancipação dos docentes e alunos – a observação de aulas, as narrativas profissionais (diários, estudos de caso e portefólios de ensino) e a investigação-acção.

As ideias e propostas apresentadas decorrem da nossa experiência de formação e de investigação, na qual as questões da pedagogia escolar, do desenvolvimento profissional e da supervisão sempre ocuparam um lugar central. A sua aplicabilidade no contexto da avaliação do desempenho é necessariamente condicionada pelas circunstâncias em que essa avaliação decorre, em parte determinadas pelos normativos legais, mas também pelo modo como as escolas os interpretam e concretizam e, ainda, pelas representações dos professores acerca da educação escolar e do seu papel enquanto actores educativos. Em todo o caso, não é nossa intenção apresentar soluções para os problemas da avaliação do desempenho ou sugerir procedimentos para a operacionalização dos normativos legais. O nosso propósito é mais vasto, podendo ser enunciado sob a forma de uma pergunta: o que significa inscrever a supervisão e a avaliação numa visão transformadora da pedagogia e do desenvolvimento profissional?"
(...)

1 comentário:

Giane disse...

Oi, Fatima!

Tudo o que for feito em pró de uma melhor educação é válido. Discutir e implementar métodos que visem aprimorar pedagogias e relações entre professores e alunos, para um melhor resultado no trabalho dentro e fora da escola, nem se fala.

Agradeço por compartilhar.

Beijos mil!!!