sábado, 30 de abril de 2011

Projectos, Internet e Leitura

(clique na imagem para aceder ao sítio do Cata Livros)

O Cata Livros, projecto da Gulbenkian/ Casa da leitura, "utiliza a internet para aproximar os jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional, assentando no carácter lúdico e interactivo das narrativas e desafios propostos."

(...) O CATA LIVROS permite também aos mediadores (bibliotecários, professores, educadores, etc.), bem como ao mais generalista dos públicos (pais e jornalistas), por um lado, aceder, através de um conjunto diversificado de recursos, aos livros que alimentam a curiosidade de leitores da mais tenra idade até à adolescência, e, por outro lado, a um conjunto de reflexões, projectos e práticas na área da promoção da leitura. (...)

Hora da Poesia

"Um Poema por Semana" é uma ideia de Paula Moura Pinheiro. São 15 poemas em 75 dias, ditos por 75 pessoas. www.rtp.pt/umpoemaporsemana; www.facebook.com/rtpdois


Poema Meditação do Duque de Gandia sobre a Morte de Isabel de Portugal - Sofia de Melo Breyner Andresen


Rita Loureiro, Atriz

Nunca mais
A tua face será pura limpa e viva
Nem o teu andar como onda fugitiva
Se poderá nos passos do tempo tecer.
E nunca mais darei ao tempo a minha vida.

Nunca mais servirei senhor que possa morrer.
A luz da tarde mostra-me os destroços
Do teu ser. Em breve a podridão
Beberá os teus olhos e os teus ossos
Tomando a tua mão na sua mão.

Nunca mais amarei quem não possa viver
Sempre,
Porque eu amei como se fossem eternos
A glória, a luz e o brilho do teu ser,
Amei-te em verdade e transparência
E nem sequer me resta a tua ausência,
És um rosto de nojo e negação
E eu fecho os olhos para não te ver.

Nunca mais servirei senhor que possa morrer.

Nunca mais te darei o tempo puro
Que em dias demorados eu teci
Pois o tempo já não regressa a ti
E assim eu não regresso e não procuro
O deus que sem esperança te pedi.

Sophia de Mello Breyner Andresen
1919-2004

Obra Poética
Sophia de Mello Breyner Andresen; edição de Carlos Mendes de Sousa
Editorial Caminho

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tribunal Constitucional chumba revogação da avaliação dos professores

O Tribunal Constitucional declarou hoje a inconstitucionalidade da revogação da avaliação do desempenho docente, cuja fiscalização preventiva tinha sido pedida pelo Presidente da República.


O Tribunal Constitucional (TC) declarou a inconstitucionalidade da revogação da avaliação do desempenho docente.

O Presidente da República requereu a 07 de abril ao Palácio Ratton a fiscalização preventiva das constitucionalidade das normas dos quatro artigos do Decreto nº 84/XI da Assembleia da República que aprovou a "Suspensão do atual modelo de avaliação de desempenho dos docentes e a revogação do Decreto Regulamentar n.º2/2010, de 23 de junho".

A revogação do sistema de avaliação dos professores tinha sido aprovada a 25 de março pela oposição parlamentar, com os votos favoráveis de PSD, PCP, BE, PEV e CDS-PP e contra da bancada do PS e do deputado social-democrata Pacheco Pereira.

No mesmo dia, o PS anunciou que iria suscitar a fiscalização da constitucionalidade do decreto, caso este chegasse a ser publicado em Diário da República.

O artigo 1.º do diploma em causa determinava a revogação do decreto-regulamentar que definia as regras do modelo de avaliação de desempenho em vigor.

"Até ao final do presente ano letivo, o Governo inicia o processo negocial sindical tendente a aprovação do enquadramento legal e regulamentar que concretize um novo modelo de avaliação do desempenho docente, produzindo efeitos a partir do ínicio do próximo ano letivo", lê-se no artigo 2.º.

O diploma estabelece ainda que até à entrada em vigor do novo sistema de avaliação e até ao final de agosto de 2011 são aplicáveis os procedimentos previstos num despacho de 2010, que diz respeito à "apreciação intercalar" de desempenho, ou seja, a avaliação fica centrada num relatório de auto-avaliação.

O artigo 4.º determina que a lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação em Diário da República.

In Expresso

A Educação em Debate pelas Associações de Pais

(clique na imagem para ler)

Formação Especializada: Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

(clique na imagem para ler)

Encontro de Teatro na Educação

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Educação Sexual nas Escolas

O artigo infra reflete os resultados do trabalho de uma ampla investigação sobre a política afectivosexual como aproximação sociológica da educação afectivosexual.

Em concreto, o artigo apresenta os resultados da revisão dos materiais, documentos e programas sobre educação(afectivo)sexual disponíveis en Espanha, com especial atenção ao caso de Andaluzia, a fim de dar cobertura a três objetivos da investigación interrelacionados e que dão forma a este artículo: 1) oferecer uma visão global e completa dos materiais disponíveis, com uma ampla bibliografia actualizada; 2) com ela dar conta do estado da questão; 3) e, a partir dos princípios e critérios subjacentes a todos esses materiais, elaborar un programa holístico sobre educação afectivosexual.


Mar Venegas, El modelo actual de educación afectivosexual en España. El caso de Andalucía

In Revista Iberoamericana de Educación / Revista Ibero-americana de Educação n.º 55/3 – 15/04/11

Humor Educacional

Mega ou Hiper Escolas? Que diferença faz... na melhoria das escolas, dos resultados escolares, da relação pedagógica, do clima de escola, do sucesso educativo?...

Cartoon: Luís Veloso

As áreas curriculares não disciplinares (ACND) – divulgação de 2 estudos

Consciente da necessidade de avaliar ao nível da docência, da organização da escola e da gestão do currículo, a DGIDC tem vindo a promover, ao longo do tempo, acções que visam acompanhar e avaliar o efeito das ACND na promoção das aprendizagens dos alunos e do sucesso escolar.
De entre essas acções, destaca-se a realização de dois estudos cujo relatório e sumário executivo se disponibiliza:

- Monitorização e acompanhamento do currículo nacional do Ensino Básico para as áreas curriculares não disciplinares, realizado em 2006 pelo Instituto de Estudos Sociais e Económicos – IESE.
Relatório
Anexos
Sumário executivo

- Qualidade do ensino e prevenção do abandono e insucesso escolares nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico: o papel das áreas curriculares não disciplinares, realizado em 2006/2008, pela Escola Superior de Educação de Setúbal.
Relatório
Sumário executivo

terça-feira, 26 de abril de 2011

II Conferência Anual - Novos Desafios da Parentalidade no Séc.21

(Informação recebida por email)

"Frequentemente...

a Parentalidade é exercida a dois e o seu exercício deve constituir um rumo de constantes Negociações e Cumplicidades...

Haverá algum Modelo Ideal?

Qualquer Modelo Familiar pode constituir um bom Ponto de Partida e um bom Motor para o nosso Desenvolvimento enquanto Pessoas!

Então... O que uma Criança precisa para Crescer Feliz ? "


Neste sentido, convidamos V.Exas, bem como todos os V. colaboradores, a participar na II Conferência Anual "Novos Desafios da Parentalidade no Séc.21" a realizar no próximo dia 13 Maio, das 18,30h - 23h, no Auditório Alto dos Moinhos do Metropolitano de Lisboa.

Nesta Conferência contamos com a presença dos seguintes oradores

- Nuno Colaço - Psicólogo/ Neuropsicólogo Clínico e Professor na Universidade Lusófona
- João Taborda - Psicólogo Clínico e docente na Universidade Lusófona
- J. Quintino Aires - Psicólogo e Professor Universitário
- Filipa Sobral - Psicóloga Clínica na Unidade Saúde Mental Infantil e Juvenil - Hosp. Sta Maria
- Hernâni Carvalho - Jornalista e Licenciado em Psicologia
- Ana Vasconcelos - Pedopsiquiatra
- Miguel Faria - Psicólogo/ Sexólogo Clínico e docente na Universidade Lusófona
- Paulo Sargento - Psicólogo e docente na Universidade Lusófona

Esperamos contar com a V. presença!!!

Para mais informações, por favor, queiram consultar brochuras em anexo*
Com os melhores Cumprimentos,

_______________________________________________________

p' Clinica Psicologia Paulo Sargento
A Equipa Organizadora

II Conferência Anual - 13 Maio 2011
Novos Desafios para a Parentalidade no Séc.XXI


* Atendendo a que as brochura se encontram em formato Word e Pdf (Ficha de Inscrição e Programa detalhado), aos interessados enviarei por email.

Educação em debate

(Informação recebida por email)


O ISCRA (Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro) anuncia a realização da próxima Tertúlia à Quarta, a decorrer no dia 4 de Maio, às 21h, no salão do CUFC (ao lado do Seminário de Aveiro). O evento conta com a presença do Dr. Manuel Oliveira de Sousa, que irá ajudar a responder à questão que encabeça a temática da noite: O Estado é bom educador?

Como habitualmente, a Tertúlia é de ENTRADA LIVRE. Fica o convite a todos os interessados (professores, alunos, pais, encarregados de educação, etc).

terça-feira, 12 de abril de 2011

Confusões... sobre a avaliação de professores

As escolas são obrigadas a aplicar o modelo de avaliação suspenso há duas semanas até à decisão de Cavaco Silva, por isso, a avaliação dos professores vai manter-se até ao fim do ano lectivo.

Houve mesmo suspensão? Eu diria, adiamento...


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Opinião de Daniel Sampaio sobre a escola problemática


(clique na imagem para ler)

As opiniões valem o que valem, e valem tanto menos quando quem fala sobre determinados assuntos, não é especialista nestes, nem deles tem o devido conhecimento no terreno.

Concordamos em alguns aspectos que são evidentes como a falta de autoridade dos professores e a indisciplina dos alunos, mas já não me parece que a indisciplina venha a diminuir só pelo fato de se abrir a escola ao trabalho da comunidade e ter um diretor cujo "curriculo ateste capacidade de melhorar os resultados e conseguir satisfação dos docentes e discentes...". Alguém me consegue explicar como é que um currículo pode demosnstrar estas evidências? Anexando a ele os resultados escolares dos alunos e/ou de inquéritos feitos à comunidade educativa (professores, alunos, auxiliares de educação e demais parceiros)?

Muitas coisas falham no sistema de ensino, todos sabemos disso, mas não me venham dizer que "os alunos com problemas de aprendizagem são enviados para aulas de apoio sem uma verificação criteriosa das suas insuficiências..." (conf. restantes afirmações no texto) . Com base em que evidências é proferida esta e as afirmações seguintes ? Há estudos que o provem?

Também não sei onde encaixa nesta temática o sistema de avaliação de professores... alguém me explica?

domingo, 10 de abril de 2011

Passatempo Cultural

Quase à entrada da paragem lectiva, aqui fica uma sugestão para limpar o cérebro das malfadadas e impositivas tarefas burocráticas...

Esta é uma parceria entre o autor de Palavras Cruzadas, Paulo Freixinho e o escritor, poeta e declamador, José Fanha.


(clique na imagem para aumentar e imprima)


Soluções: aqui (palavras ordenadas alfabeticamente).

sábado, 9 de abril de 2011

Feira do Livro de Lisboa


Feira do Livro de Lisboa 2011 realiza-se entre os dias 28 de Abril e 15 de Maio de 2011, no Parque Eduardo VII, em Lisboa. Esta é a 81ª edição da Feira do Livro de Lisboa, um evento que tem vindo a marcar o calendário cultural dos amantes da literatura.
A Feira do Livro de Lisboa tem como objetivo promover e divulgar livros e obras multimédia em língua portuguesa e estimular os hábitos de leitura dos portugueses.
Horário de funcionamento

•De 2ª a 5ª Feira - Das 12h30 às 22h30;

•6ª Feira - Das 12h30 às 23h30;

•Sábados e Domingos e Feriados - Das 11h00 às 23h30.


A feira é organizada pela Associação Portuguesa de Editores e livreiros (APEL).

Acompanhe programação e desenvolvimento das actividades, momento a momento no Facebook.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Seminário de Disseminaç​ão - Sistema Online de Gestão da Avaliação


Informação e Convite recebido da A DLC - Distance Learning Consulting


Exmo/a. Senhor/a

A DLC – Distance Learning Consulting, em parceria com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, tem o grato prazer de convidar V. Exa. para um Seminário a realizar na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, no dia 19 de Abril, das 10 às 17,30 horas, no Auditório Cardeal Medeiros, cujo Programa anexamos.

Este seminário terá um formato semelhante ao programa Prós e Contras da RTP e o tema geral é a Avaliação. Será ainda apresentada uma aplicação informática da nossa autoria, designada por “Sistema Online de Gestão da Avaliação”, única à escala mundial, que será disponibilizada pelo IEFP a todos os formadores e professores, de modo a que estes a possam utilizar como um programa pessoal de gestão e simulação de provas, casos, problemas, jogos e portefólios, como se fosse o “FaceBook” da Avaliação.




Com os nossos melhores cumprimentos,
António Augusto Fernandes

Revista Educação e Emprego


Acaba de ser lançada mais uma nova Revista na área da Educação intitulada "Educação e Emprego". O n.º 1 da revista é de Abril a Junho de 2011.

A revista é dirigida pelo pelo Professor Doutor José Manuel Canavarro, ex-secretário de estado da educação e professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.


Quem quiser proceder à assinatura da revista poderá fazê-lo aqui. E encomendar aqui (Preço: 7 euros).

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Histórias em 77 palavras

Uma iniciativa da Revista Pais & Filhos em colaboração com a escritora Margarida Fonseca Santos e com ilustrações de Francisca Torres.

Envio de trabalhos para: 77palavras@gmail.com

(clique na imagem para ler)


Notas: As histórias em 77 palavras existem todos os meses. As que serão publicadas na revista precisam de chegar logo nos primeiros dias do mês, mas não há limite, pois podem aparecer mais tarde e sair na seguinte. Como se prevê que vai haver muita participação, existirá uma parte no site da revista com mais colaborações.
O público-alvo: Todos! Filhos e pais, até filhos+pais
Quem aceita o desafio?

domingo, 3 de abril de 2011

Hora da Arte e da Poesia

O Guardador de Rebanhos - Fernando Pessoa, Mário Viegas - Parte I e II



Miúdos seguros na Net

É importante passar a mensagem aos mais pequenos... em casa, na escola, nos media, na net...
Prevenir é o melhor meio de escapar a situações indesejadas.


Para a promoção da saúde em meio escolar

II Congresso da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Escolar
"Saúde Escolar: da investigação às boas práticas"
A iniciativa terá lugar no Fórum Cultural de Ermesinde, nos dias 6 e 7 de Abril, e é dirigida a profissionais de saúde, de educação, autarquias e público em geral.
Pode obter mais informações, aqui.

Inquietações...

(clique na imagem para ler)

sábado, 2 de abril de 2011

Hora da Poesia

Por vezes

Por vezes tudo se confunde. As minhas mãos

são sol dentro das tuas e há cintilações nos campos

do Outono onde se guardam nuvens e esmeraldas.

Por vezes tudo se transforma. O céu cansado

mergulha na película dos lagos e adormece

em sono leve rente aos limos e às memórias.
Há um rumor de passos de ninguém e um lamento
de aves sem canto nem asilo. Há um fim de tarde
suspenso nas ramagens das árvores do Verão.
Por vezes sou o Verão a suportar a casa.
Por vezes sou a casa e acolho a sombra.
Por vezes tudo se confunde e sou a sombra.
Por vezes.
Licínia Quitério

Quando as rotinas se instalam...

Excerto do artigo de opinião "La vaca púrpura" de Miguel Ángel Santos Guerra de 2 Abril de 2011:
..."Si enseñar y aprender son, en sí, procesos apasionantes, me pregunto por qué resultan en ocasiones aburridos. A mi juicio, las explicaciones son múltiples y complejas: los contenidos están alejados de los intereses del alumnado, la metodología es poco dinámica, no se tiene en cuenta la diversidad del alumnado, existe poca participación, no abunda la creatividad… y, sobre todo, falta ilusión y el necesario entusiasmo. Dice Sthendal que es preciso desarrollar el oficio con pasión. También hay aburrimiento cuando el alumnado no se sacude la pasividad, el desinterés y la pereza."...

(Texto integral)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Em defesa da escola pública


Ler manifesto e subscrição online aqui.

Humor Educacional

Educação (In)Visual e Tecnológica

Imagem: Luís Veloso

Na espera do desenrolar da nova aventura legislativa...

Inquietações...


Muito Tempo Há que a Mentira se Tem Posto em Pés de Verdade
Muito tempo há que a mentira se tem posto em pés de verdade, ficando a verdade sem pés e com dobradas forças a mentira; e é força que, sustentando-se em pés alheios, ande no mundo a mentira muito de cavalo; e se houve filósofo que com uma tocha numa mão buscava na luz do meio-dia um sábio, hoje, por mais que se multipliquem luzes às do Sol, não se descobrirá um afecto verdadeiro. Buscava-se então a ciência com uma vela, hoje pode-se buscar a verdade com a candeia na mão, que apenas se acha nos últimos paroxismos da vida.
Padre António Vieira, in "As Sete Propriedades da Alma"


Tão atual... Dá que pensar, não é verdade?