sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pedagogia(s)...




Que pensam os nossos Professores / Educadores / Pais e Encarregados de Educação sobre as pertinentes questões levantadas neste excerto de vídeo no que respeita à Educação e à Autoridade dos Professores?

2 comentários:

Paula Ugalde disse...

Olá Fátima!
Teu post me deixou inquieta e gostaria de saber 'como educadora', o que pensas sobre as afirmativas do vídeo?! Será que a problemática por que passa a educação e a falta de valores da atualidade seriam resolvidas com uma cinta?!
Acho curioso termos tantos 'diagnósticos' de profissionais de outras areas...Não que sejamos 'os caras' mas vendo um vídeo como esse indago o que um aluno que desafia a 'autoridade instituída' pensaria ao assisti-lo?!
Será que a cinta resolve o que não se consegue com diálogo e bons exemplos?
Neste caso, também perguntaria 'quem' daria 'cintadas' nos gestores das Políticas Públicas Educacionais que não favorecem melhorias qualitativas na Educação e a formação de alunos melhores?!
[]s

Fátima André disse...

Cara Paula,
Na verdade o Vídeo foi aqui colocado para nos fazer reflectir na falta de autoridade dos professores. Já quanto aos pais a questão não se prende com falta de autoridade, prende-se com o saber ou não educar os filhos.
Coloca a questão do "exemplo" que eu considero muito importante. Ele faz tanto mais sentido quando os bons exemplos vêm de casa... para que a escola, os professores lhes possam dar continuidade.
Mas o grande problema da escola prendes-se mesmo com as políticas educativas que foram retirando a autoridade dos professores.
Ainda em relação à questão que coloca, nem a "cinta", nem o "diálogo" resolverão todos os problemas da má formação humana enquanto não começarmos a remar todos para o mesmo lado: pais, educadores e professores com autoridade na escola. Não me refiro ao autoritarismo, mas as regras têm que estar bem definidas, têm que existir penalizações claras e rígidas para quem não as cumpre e os pais têm que ser responsabilizados. Não podemos é continuar a assistir e a pactuar com um crescente de indisciplina e violência nas escolas que transtorna o clima de escola e o transforma um pouco à semelhança de filmes de acção.
A função principal da escola é ensinar/instruir; a função dos pais é educar...
alguma coisa está a funcionar mal, não lhe parece?