segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Formação, Desempenho e Avaliação Docente




Título: Formação, Desempenho e Avaliação de Professores
Autores: João Formosinho, Joaquim Machado, Júlia Oliveira-Formosinho
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 128
Editor: Edições Pedago
ISBN: 9789728980894
Colecção: Educação e Formação







Sinopse
Com este livro os autores pretendem trazer para a reflexão e o debate a condição do professor, sublinhando o desenvolvimento profissional enquanto prática social e a importância da investigação-acção na construção de conhecimento prático relevante. São abordados importantes obstáculos a este caminho de desenvolvimento profissional e de práticas pedagógicas de qualidade, entre eles, a mobilidade compulsiva dos professores promovida pelo sistema nacional de colocações e os contextos burocráticos que limitam a intervenção pedagógica dos docentes, ao mesmo tempo que promovem o medo de tomar decisões diferentes das superiormente decididas, convidam à não-acção e promovem um desempenho burocrático da docência. É problematizada a condição docente, que comporta várias concepções do que é ser professor, concepções essas que originam várias perspectivas acerca do que deve ser a carreira dos professores e do que deve ser a avaliação do desempenho docente, sendo que todas afirmam o "profissionalismo" dos professores, mas divergem no que respeita à diferenciação profissional e alimentam diferentes respostas para a organização da escola e a regulação do exercício da docência.

Sem comentários: