quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Leituras Imperdíveis II



Título: "Difícil é Educá-los"
Autor: David Justino
Editora: Fundação Francisco Manuel dos Santos
Data de Lançamento Outubro 2010
Colecção Ensaios da Fundação





Sinopse

Partindo da consciência do atraso educativo português, o autor analisa os diferentes factores que o poderão explicar, centrando-se em três dimensões: mais educação, melhor educação e maior equidade social. Conclui que a evolução do sistema de ensino se traduziu num aumento da escolarização e dos indicadores de cobertura nacional, mas nem por isso conseguiu atingir os níveis de qualidade correspondentes às expectativas dos portugueses. Esta evolução divergente não permitiu nem uma maior equidade social nem o retorno esperado do investimento realizado. Depois de recolocar o problema dos objectivos do sistema de ensino e do papel a desempenhar pelo Estado, o autor aborda as dificuldades de reforma e a urgência em se reflectir sobre o futuro da educação.

4 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Feliz Natal, Fátima, na companhia dos que amas.
Beijinhos grandes e xi-coração...

DIFERENTES SOMOS TODOS NÓS disse...

A esta obra, entregaria o Prémio Medina Carreira: quando foi Ministro, não arranjou soluções, agora que o não é, as soluções aparecem. Ter razão depois do tempo é como acertar no Euromilhões depois do sorteio.

ematejoca disse...

BOAS FESTAS, Fátima!

Para mim o melhor do que todos os presentes por baixo da árvore de natal é a presença de uma família feliz, que nos dá muita força e alegria.

Beijinhos Natalícios, com um raminho de azevinho, da amiga de longe, Teresa

Licas disse...

No licas-ontemehoje.blogspot.com está a partir de hoje outro desafio como despedida de 2010 e para darmos as Boas-Vindas a 2011
Espero que apareçam por lá.
Não é concurso, mas exige a presença e o empenho de todos.

APAREÇAM E PASSEM PALAVRA.
Beijinhos

Licas