segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O Professor faz a diferenca


Título O Professor Faz a Diferença
Autor(es)
Helena Santos Silva
José Lopes
I.S.B.N 978-972-757-722-4
Páginas 352
Editora Edições Lidel


Sinopse
Identificar os factores mais susceptíveis de ajudar os alunos a aprender tem sido objecto de várias investigações em educação, consolidadas com a aplicação prática em sala de aula.
Ao longo destes últimos anos, os autores constataram que a influência do professor é superior a factores como o ambiente familiar do aluno, a sua origem étnica e nível socioeconómico, a sua motivação e potencial intelectual. O que os professores fazem na sala de aula é o principal factor que determina a aprendizagem e o sucesso dos alunos. Nem todas as práticas pedagógicas têm o mesmo efeito na aprendizagem, a diferença está antes relacionada com determinadas características e atitudes dos professores. Que práticas e características dos professores estão então mais directamente relacionadas com uma aprendizagem eficaz dos alunos? Em O Professor Faz a Diferença, obra dirigida a professores e estudantes de cursos que habilitem para a docência, encontra-se resposta a esta e outras perguntas, ou seja, contraria-se a ideia feita de que todos os professores são iguais.
Através deste livro, o leitor toma ainda conhecimento das estratégias e métodos de ensino mais eficazes na aprendizagem dos alunos e poderá tirar partido das inúmeras sugestões de aplicação na sala de aula.


Principais Tópicos

Aprendizagem e desenvolvimento profissional do professor
As características do professor eficaz
Estratégias e métodos de ensino mais eficazes :

■Avaliação formativa
■Ensino recíproco
■Feedback professor-aluno/aluno professor
■Apresentações espaçadas versus apresentações espaçadas das matérias escolares
■Ensino de estratégias metacognitivas
■Aprendizagem cooperativa versus métodos não cooperativos
■Instrução directa, ensino explícito ou activo
■Estabelecer objectivos
■Organizadores prévios
■Combinar o estilo de ensino com o estilo de aprendizagem dos alunos


Público-Alvo

•Professores dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos dos Ensinos Básico, Secundário, EFA e Ensino Superior
•Alunos dos cursos de Licenciatura em Educação Básica
•Alunos de qualquer curso de Especialização ou de Mestrado que habilite para a docência


O(s) Autor(es)


Helena Santos Silva
Doutorou-se em 2001 na área de Formação de Professores e é desde 2007 Professora Associada no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde desenvolve a sua actividade profissional no âmbito da formação inicial, contínua e pós-graduada de professores. É co-autora de dois livros de educação, nomeadamente da obra A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula, publicada pela Lidel.

José Lopes
Doutorou-se em 1998 na Especialização de Psicologia da Educação e é desde 2004 Professor Associado no Departamento de Educação e Psicologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde é responsável pela formação inicial, contínua e pós-graduada de professores e de psicólogos. É autor de vários livros nas áreas da psicologia e da educação, com destaque para o livro A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula, publicado pela Lidel.


Índice

Introdução
1. Avaliação formativa
2. Microensino
3. Intervenções globais para alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE)
4. Clareza do professor
5. Ensino recíproco
6. Feedback professor–aluno/aluno–professor
7. Relações professor-aluno
8. Apresentações espaçadas versus concentradas das matérias escolares
9. Ensino de estratégias metacognitivas
10. Ensino do autoquestionamento e da autoverbalização (auto-instrução cognitiva)
11. Desenvolvimento profissional do professor
12. Não rotular os alunos
13. Ensino de estratégias para resolução de problemas
14. Estratégias de ensino
15. Aprendizagem cooperativa versus métodos não cooperativos de aprendizagem
16. Ensino de estratégias de aprendizagem e de estudo
17. Instrução directa, ensino explícito ou activo
18. Aprendizagem de mestria ou de domínio
19. Exercícios e problemas resolvidos
20. Mapas de conceitos
21. Estabelecer objectivos
22. Tutoria entre pares
23. Sistema personalizado de ensino ou método Keller
24. Ensino com recurso a vídeos interactivos
25. Questionamento ou colocação de perguntas na sala de aula
26. Qualidade de ensino do professor avaliada pelos alunos
27. Efeito das expectativas do professor no desempenho escolar do aluno
28. Organizadores prévios
29. Combinar o estilo de ensino com o estilo de aprendizagem dos alunos
Índice remissivo

1 comentário:

Izabel - In Memorian disse...

Bom dia!
Visitando vários blogs, encontrei o seu que me chamou muita atenção. Parabéns pela proposta!
Gostaria que conhecesse o nosso também, postamos diariamente poesias e artigos educacionais voltados à educação infantil e a situação da educação atual. Esperamos sua visita! Um grande abraço!