terça-feira, 30 de novembro de 2010

Concurso Escolar: "A Bilha - Projecto de Arte"


Um projecto de Arte com 4 anos. Um desafio lançado a todas as escolas do país em 2010/2011.

O projecto A BILHA apareceu no decurso do ano escolar de 2007. Em meados de Outubro foram apresentadas as primeiras propostas para a realização do Projecto no Agrupamento de Escolas de Estremoz. Até Dezembro reuniu-se todo o material para efectuar o Projecto. Nos finais de Abril estavam todas as bilhas distribuídas para decoração e em Maio foram mostradas ao grande público, no espaço do supermercado Modelo e posteriormente no Monte Seis Reis.

Na sua génese em 2007 tratava-se ainda de um projecto local que foi crescendo, crescendo e hoje lançado a todas as escolas do país.
Na apresentação do projecto, podemos ler:

Na génese da ideia esteve a decoração artística de 110 bilhas de barro com materiais reutilizáveis, tendo por tema “A SERRA E A ÁGUA”. As referências foram o espaço da Serra d`Ossa e as suas águas límpidas que correm nos diversos fontanários espalhados por vales e encostas. A “Lenda da Moira Encantada” serviu de mote.
Esta iniciativa tem como referência o Jornal Escolar, do Agrupamento de Escolas de Estremoz, “A BILHA”. Envolveram-se no projecto mais de uma centena de docentes e cerca de 1500 alunos.


Em cada ano escolar o projecto foi sofrendo pequenos ajustes e inovações que podem ser lidos e apreciadas na página do projecto. A maior inovação que o projecto apresentou em 2010 foi sem dúvida o alargamento do mesmo a todo o país.
A ideia deste projecto é nas palavras do seu Coordenador "ter um elo de ligação entre os vários espaços escolares, sociais, culturais e económicos de Portugal e do Mundo."


"A BILHA projecto de arte 2011”
(Data limite de inscrição no concurso - 30 de Janeiro de 2011 (on-line)


Podemos encontrar ainda na página do projecto uma galeria multimédia onde são apresentados alguns dos trabalhos a concurso em anos anteriores. Uma verdadeira delícia, da qual aqui partilho uma das imagens.
Basta entrar e encontrará muitas outras informações, nomeadamente, contactos, prémios, etc.

Sem comentários: