sábado, 30 de janeiro de 2010

Ensino Especial na Escola e Transição para a Vida Activa




TRANSIÇÃO DA ESCOLA PARA A VIDA ADULTA: JOVENS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS / GUIA DE APOIO PARA A COMUNIDADE EDUCATIVA


Autor: FRANCISCO JOSÉ PIRES ALVES

Sinopse

Este livro foi desenvolvido para prestar informações ao pessoal docente e não docente, técnicos especializados, no âmbito da Educação Especial, outros membros da comunidade escolar, incluindo serviços para jovens e adultos sobre as melhores práticas e sobre os factores-chave que apoiam a planificação e a transição dos jovens com Necessidades Educativas Especiais.

A presente edição apresenta uma síntese reflexiva da dissertação de Mestrado em Educação Especial (2009) do autor supramencionado.

Este guia de apoio publicado na livraria BUBOK , encontra-se disponível em http://franpires.bubok.pt/

Se quiser ler um extracto deste livro, pode fazê-lo aqui.


Corroborando com o autor, são escassos os trabalhos publicados no nosso país sobre a temática da TVA. Por se tratar de uma questão pertinente e actual, deixo aqui este registo de um estudo que me parece uma boa ajuda para quem se movimenta no campo educativo, já que com a publicação do DL n.3 / 2008, de 7 de Janeiro, a TVA dos alunos com NEE passou a ser um imperativo legal e a ter um carácter obrigatório, a integrar forçosamente no serviço dos estabelecimentos de ensino nacionais.

1 comentário:

Tentativas Poemáticas disse...

Cara amiga Fatinha

Sabe bem que a minha formação não está ligada à Educação mas admiro imenso o seu trabalho.
Hoje estou feliz e quero compartilhar essa felicidade com a amiga leal e solidária:
Os tumores externos da Isabelinha desapareceram com a radioterapia. É um bom sinal, não é, amiga?
Deixo-lhe um abraço com carinho.
António