sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Investigação e Educação Especial


Título: Dificuldades de aprendizagem específicas e desordem por défice de atenção e hiperactividade : um estudo single- subjet sobre monitorização da atenção
Autor: Lopes, Ana Sofia Pereira Rodrigues
Orientador: Martins, Ana Paula Loução
Data: 7-Jul-2009
Resumo:
Segundo Hallahan, Kauffman e Lloyd (1999), cerca de 30% dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas apresentam um diagnóstico duplo, isto é, apresentam simultaneamente desordem por défice de atenção e hiperactividade ou outra desordem emocional ou comportamental. Os problemas de atenção e hiperactividade, que caracterizam o comportamento de muitos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas, são desconcertantes para professores, pais e alunos. Estes problemas, em geral, exigem uma maior competência profissional dos professores do que os problemas comportamentais revelados pelos demais alunos. O estudo efectuado prende-se com a problemática das dificuldades de aprendizagem específicas e a relação existente com a desordem por défice de atenção e hiperactividade, visando a estruturação e implementação de um programa educativo facilitador do sucesso escolar. Investigamos o impacto de dois métodos, o método auto monitorização da atenção e o método tradicional de controlo da atenção, para o ensino de comportamentos de atenção desejados de três alunos com dificuldades de aprendizagem específicas e desordem por défice de atenção e hiperactividade que frequentam o quarto ano de escolaridade do Ensino Básico. Este estudo foi desenhado no sentido de responder à seguinte questão de investigação: - É o comportamento de atenção desejado em cada aluno superior quando o método de ensino usado é o auto – monitorização da atenção do que quando o método de ensino é o tradicional? Utilizando uma metodologia single subject design, verificamos que todos os sujeitos participantes neste estudo apresentaram um número maior de comportamentos de atenção quando sujeitos ao método de ensino auto – monitorização da atenção do que quando sujeitos ao método tradicional, embora não se tenha registado uma progressão contínua no que se refere ao número de comportamentos de atenção. Daqui, podemos aferir que o método auto – monitorização da atenção se revela o mais adequado para o desenvolvimento de competências de atenção em alunos com estas problemáticas. Verificou – se, também, a facilidade da utilização do método auto – monitorização da atenção e, que a reflexão e a auto – avaliação como processo de aprendizagem e a adopção de programas comportamentais poderão funcionar como alternativas ou complementos às terapias farmacológicas no tratamento de crianças com desordem por défice de atenção e hiperactividade.

Abstract: According to Hallahan, Kauffman and Lloyd (1999), about 30% of students with specific learning disabilities have a dual diagnosis, i.e., have both attention deficit hyperactivity disorder and emotional or behavioral disorder. Problems of attention and hyperactivity that characterize the behavior of many students with learning disabilities are disconcerting to teachers, parents and students. These problems, in general, require greater professional competence of teachers rather than the behavioral problems revealed by other students. The aim of this study concerns the problem of specific learning disabilities and the link with the attention deficit hyperactivity disorder, to the structuring and implementation of an educational program that improves academic success. Investigate the impact of two methods, the method self – monitoring of attention and the traditional control of attention method, for teaching the desired behavior of attention of three students with learning disabilities and attention deficit hyperactivity disorder attending the fourth year of basic school. This study was designed to answer the following research question: - Whether a students’ attention behavior is greater when using self- monitoring of attention than using traditional control of attention? Using a single subject design methodology, we found that all subjects participating in this study showed a greater number of behaviors of attention when subjected to the method self – monitoring of attention than when subjected to the traditional method, although there has no continuous progression regarding the number of behaviors of attention. Hence, we can ascertain that the method self - monitoring of attention is the most suitable for the development of skills of attention in students with this problematic. It was also shown that the method self – monitoring of attention is ease to use and, that the reflection and self - evaluation as a learning process and adoption of behavioural programs could serve as alternatives or complements to drug therapies in the treatment of children with attention deficit hyperactivity disorder.

Tipo:
masterThesis
Descrição: Dissertação de Mestrado em Educação Especial - Ramo de especialização em Dificuldades de Aprendizagem
URI: http://hdl.handle.net/1822/9802
Aparece nas colecções: BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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