quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Prémios Nobel - Ciência




Fibra óptica e sensor digital levam o Prémio Nobel

Duas tecnologias muito utilizadas na atualidade foram dignas de receberem o Prémio Nobel de Física 2009, entregue na última terça-feira.
(Para saber mais clique na imagem supra)


O Prémio Nobel de Química de 2009 foi concedido a três cientistas - Venkatraman Ramakrishnan, Thomas Steitz e Ada Yonath - pelo estudo da estrutura e funções do ribossomo
Mais informações em Gazeta online



Prémio Nobel da Medicina 2009
Trabalhos sobre a enzima telomerase, que protege as células do envelhecimento e tem implicações para a investigação do cancro, estão na origem da atribuição do prémio Nobel da Medicina deste ano a três investigadores norte-americanos. "Este ano, o prémio Nobel da Medicina foi atribuído aos três cientistas que descobriram a solução para um grande problema da biologia: como os cromossomas podem ser inteiramente copiados durante a divisão celular e como eles se protegem contra a degradação", explica o Comité Nobel.
Ler mais em jm.online.

Nota: Amanhã será anunciado o prémio Nobel da Literatura. Aguardamos com alguma espectativa.

2 comentários:

Licas disse...

Olá Amiga

Como sempre em cima do acontecimento cultural.
Fiquei sobretudo muito sensibilizada por ao fim de 45 anos uma mulher voltar a assumir um lugar entre os culturalmente mais notados.

Um abraço
Até sempre
licas

Fátima André disse...

É verdade, Licas, é um acontecimento cultural importante. E mais importante é que temos, não uma mas três mulheres entre as notáveis (uma na química e duas na medicina)... quiça mais uma na literatura, na economia ou na promoção da paz... aguardemos nessa esperança.
Abraço.