domingo, 13 de setembro de 2009

Conferência



Lisboa, 21 e 22 de Setembro 2009

Em 19 de Junho de 1999, os Ministros responsáveis pelo ensino superior de 29 países europeus assinaram a Declaração de Bolonha. No termo do período implementação de 10 anos, torna-se vital fazer um balanço dos resultados obtidos em Portugal e na restante área europeia de ensino superior. Esta é igualmente a melhor altura para analisar os efeitos do Processo de Bolonha noutras regiões do Mundo e talvez o mais importante: perspectivar o seu futuro.

Em conformidade, a Fundação Calouste Gulbenkian, através do Serviço de Educação e Bolsas, organizará uma conferência internacional nos dias 21 e 22 de Setembro de 2009. Nela, membros da comunidade académica, nacional e europeia, mas também participantes de fora do Espaço Europeu de Ensino Superior serão convidados a considerar os seguintes três tópicos:

A concepção curricular no quadro de Bolonha;
O Processo de Bolonha num contexto global;
O futuro, 10 anos depois da Declaração.


Os objectivos da análise são:

- Identificar as mudanças mais significativas, quer ao nível institucional, quer ao nível da sala de aula, induzidas pela implementação do Processo de Bolonha.
- Compilar um catálogo de boas práticas das institutições de Ensino Superior portuguesas na implementação do Processo de Bolonha.
- Propor uma metodologia e modelo para futuros relatórios que permitam melhorar a comparabilidade entre instituições.


Para mais informações

1 comentário:

Licas disse...

Olá Fátima
Desejo um bom trabalho!

Olá Amiga
Passa pelo meu blog. Tenho lá um desafio para as minhas amigas virtuais. Passa a palavra.
Um abração
Licas