quinta-feira, 7 de maio de 2009

Reflexões sobre a Escola e o Gosto pela Leitura


A Arte, Mestra da Vida



2009
80 páginas
13 x 20 mm
ISBN: 978-972-589-195-7

Quimera Editores


P.V.P. € 10,00
NO SITE € 9,00




Sinopse

Este livro resulta do desejo de partilhar com o leitor reflexões e preocupações – sobre o Ensino, o papel da Escola, o gosto pela Leitura – recorrentes, desde há largos anos, na intervenção cívica e pública da professora Maria do Carmo Vieira.

Crendo que é no convívio com o Saber e a Arte que cada um de nós se aprofunda e humanamente se enriquece e prepara para a vida, perspectivada esta última numa relação solidária com os outros, a autora defende que esse papel milenar cabe substancialmente à escola – a uma escola aberta a todos por igual, e que cultive valores como o esforço, a curiosidade, a amizade, o espírito de sacrifício e a exigência.

Nesse sentido, tem pugnado pela qualidade do ensino, nomeadamente o da língua portuguesa, indissociável da literatura – literatura essa que, a seu ver, foi incorrectamente isolada da língua e subestimada na classificação de mero tipo de texto, a par do informativo e do pragmático, acarretando o consequente desprazer pela leitura e pela escrita.

Maria do Carmo Vieira é licenciada em Filologia Românica, mestre em Literatura de Viagens e professora do Ensino Secundário. Coordenou, com Rui Mário Gonçalves, a publicação de Passo e Fico, como o Universo (Quimera, 1992), um livro de pintura de influência pessoana. É também autora de Sobre Fernando Pessoa – Drama em Gente e Percurso Pessoano por Lisboa (1993). Em jornais diários e semanários, tem publicado inúmeros artigos a propósito do ensino do Português.


(clique na imagem para ler)


Um artigo de opinião relacionado com a supracitada obra e que também vale a pena ler:

"Em nome de uma falsa pedagogia" de Helena Damião, In De rerum Natura, 23 de Abril de 2009.

1 comentário:

ARTISTA MALDITO disse...

Excelente:)

Vou comprar o livro.

Beijinho
Isabel