quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sondagem Visão: O estado da «Educação» em Portugal


Numa 1ª leitura, quase na diagonal, da Sondagem inframencionada sobre o que pensam os portugueses do ensino, confirmei o que esperava: os portugueses mantêm a mesma opinião a cerca da imagem da escola e do desempenho dos professores nos últimos anos. Uma imagem que é de exaltação e orgulho para os professores e demolidora e de humilhação para os governantes e titulares da pasta da tutela da educação.

OS PROFESSORES SÃO
"OS CAMPEÕES DA SALA DE AULA"
(Visão, 28.5.2009)


É um ex-secretário de Estado da Educação, José Manuel Canavarro que nos alerta para os resultados de dois anteriores estudos realizados nos últimos 6 anos (um elaborado em Setembro de 2003 pela Universidade Católica e outro em Novembro desse mesmo ano pela empresa Pitagórica.

«No primeiro, os pais classificavam de forma positiva a escola dos seus filhos; no segundo, a mesma avaliação foi atribuída aos professores. Seis anos depois, parece haver estabilidade nas opiniões: a imagem da escola e dos agentes educativos mantém-se positiva».

Só a título de exemplo, consideramos 3 questões dessa sondagem de modo a perceber a clareza dos números, dos factos e dos testemunhos:

(clique na imagem para ler)

A análise destes resultados devem dar que pensar, não só aos governantes, mas também aos mais directos responsáveis pela educação - os pais. Isto se tivermos em conta que ressalta deste estudo como um dos factores que mais tem contribuído para a menor qualidade da educação de que «os alunos não querem estudar» - 40,2%. Não queremos (des)responsabilizar ninguém, mas dá que pensar, não é verdade?

Segundo esta sondagem, há uma boa parte da população a considerar que a Educação não cumpre totalmente o seu papel. A verdade é que não sabemos de que educação se trata: a educação que deve ser dada em casa ou a educação/ensino nas escolas? Esta é uma de várias perguntas desta sondagem que me causa alguma perplexidade. E quem respondeu a este inquérito saberia ao que estava a responder? Assalta-me esta dúvida. Se bem que eu também considere que a educação (família) também não cumpre totalmente o seu papel (uma questão para outro debate).

Quanto à Educação (escola), parece que é esta a bandeira da sondagem, dizem os resultados que 36,8% (NÃO CUMPRE). Não cumpre e como podemos ver no gráfico anterior, os responsáveis mais directos que têm sido má influência na educação, são os Governantes, Ministros da Educação (56,6%) e Alunos (48,4%).23,2% dos inquiridos considera que os professores têm sido má influência na educação. (Conferir no quadro supra)
E a avaliação do desempenho da «Educação» em Portugal fica-se pelo 5,4 numa escala de (0 a 10). Um suficiente fraquinho.


(clique na imagem para ler)


Todos os dados desta sondagem merecem uma análise mais cuidada, e outras reflexões para enriquecer o debate. Vamos a isto. Fica o desafio a quem quiser dar uma achega.

2 comentários:

ARTISTA MALDITO disse...

Olá Fátima

Ainda bem que os professores ainda são considerados, menos pelos governantes, é certo. A minha opinião é que a educação começa na família. É em casa que se começa a formar a pessoa, mas há muita irresponsabilização dos pais. Eu fui habituada, desde muito pequena, a ser incentivada ao conhecimento e a ter regras. Não creio que os meus Pais tenham errado, pelo contrário, foram sempre exigentes e deram-me muito mimo. E estou-lhes reconhecida.

Ainda há dias li o seguinte, de Paulo Freire: "O futuro não nos faz. Nós é que nos refazemos na luta para fazê-lo".
Se os meninos continuarem a ser tratados como se a sociedade fosse um reflexo da escola vão ter de enfrentar muitos dissabores ao longo da vida. Por isso, penso que à escola compete, igualmente, preparar os alunos para a vida. Para isso é necessário haver rigor. Posso ser "bota de elástico", mas nunca se viu tanta criança a precisar de acompanhamento de psicólogos. Algo vai mal, não é culpa dos professores, mas dos paizinhos que se distraem com outras coisas e descuram o mais importante, educar os filhos ética e moralmente.

Estendi-me, saíu um relambório!

Beijinho
Isabel

BC disse...

Como sabes não faço parte do corpo docente, mas educação nunca fez mal a ninguém____________e as crianças de hoje na maioria são mal estruturadas pelas próprias famílias que se preocupam demasiado com as suas crianças__________e quem está em cima do acontecimento e ainda se preocupa ainda é acusado de ser mãe ou pai super protector.
Beijo e :)