segunda-feira, 13 de abril de 2009

Escola, igualdade e diferença



É o tema da décima primeira sessão do ciclo de conferências "O dever de educar". Realiza-se amanhã, 14 de Abril, pelas 18h15.

Nas últimas sessões, dedicadas às capacidades cognitivas e à motivação, enveredou-se por uma abordagem genérica da aprendizagem, que legitima a afirmação da igualdade. Esta requer, porém, uma outra que lhe é complementar: a abordagem da diferença. De facto, se é certo que todos dispomos de uma estrutura cognitiva, também é certo que ela só existe e se desenvolve num certo contexto cultural. Neste passo, surgem diversas perguntas: Como é que a escola tem tratado a igualdade e a diferença? É possível conciliar estes dois aspectos? Se sim, como se poderão conciliar?

O convidado é Joaquim Pires Valentim, professor da Universidade de Coimbra, doutorado em psicologia social, que se tem interessado de modo muito particular pelo funcionamento do sistema educativo e pelas questões da igualdade e da diferença, da educação compensatória e intercultural.

A sessão realiza-se na Livraria Minerva (rua de Macau, n.º 52 - Bairro Norton de Matos) em Coimbra é a aberta ao público (com certificado de presença).

Organização: Helena Damião, João Boavida, Isabel de Carvalho Garcia, Mónica Vieira e Aurora Viães.

1 comentário:

Shakti disse...

Gostava de ir ...penso ser interessante...pena ser em Coimbra...

bj