quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Curiosidades...

Férias escolares em França:


Clique em ambos os mapas para ver bem as diferenças entre o o Calendário Escolar Francês (imagem supra) e o Calendário Escolar Português (imagem infra).

Férias escolares em Portugal (Quadro nº 2):

Nota: Não é por terem mais tempo útil de aulas que os alunos portugueses têm melhores desempenhos escolares que os alunos franceses. Dá que pensar, não é verdade?

4 comentários:

pedro-na-escola disse...

Na França e também noutros países evoluídos, não prevalece a quantidade sobre a qualidade.

Mas, em Portugal, a qualidade mede-se pela quantidade.

Queremos a toda a força que os nossos programas das disciplinas sejam gigantescos. Queremos iniciar matérias cada vez mais cedo. Queremos ser cada vez mais precoces. Queremos passar cada vez mais tempo na escola. Queremos sempre mais quantidade de tudo.

É patético.

Tenho este ano uma aluna francesa que caiu de repente no 9º sem falar uma única palavra de português. Em França, nunca tinha dado equações, quando aqui se começa logo no 7º ano. Em meia hora aprendeu a resolver equações e desde o primeiro dia que acompanha a matéria toda do 9º ano sem qualquer problema. Ela queixa-se que aqui é uma obsessão doentia pelos conteúdos e que, em França, não se anda a correr para dar a matéria toda. Avança-se com calma, para que os alunos tenham tempo de aprender, treinar, consolidar, aplicar.

Depois queixam-se que andamos na cauda...

Tentativas Poemáticas disse...

Olá Fátima
A primeira parte do meu primeiro comentário deixei-a no "moralitos". Já sei que temos uma amiga comum: a querida Isabel Cabral. Encontro aqui outra pessoa por quem já nutro enorme estima mas que não conheço: a Licas, amiga da minha querida amiga Isabel Monteverde (Artista Maldito).
Tenho no cabeçalho do meu blogue um Prémio que também é seu.
Beijo com ternura.
António

Fátima André disse...

Pedro,
Concordo inteiramente com as ideias que aqui apresenta. Será que algum dia a tutela da educação irá entender que quantidade não é sinónimo de qualdidade?
Um abraço e bom fim de semana.

Fátima André disse...

Obrigada António, pela gentileza das palavras e pelo prémio. Vou colocar na barra lateral.
Um abraço com votos de bom fim de semana.