quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Da Inclusão

Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos

Isabel Sanches & António Teodoro

In Revista Lusófona de Educação, 2006, 8, 63-83

A partir dos anos 1960, novos conceitos e práticas começaram a ser introduzidos no âmbito das respostas educativas a dar às crianças e jovens em situação de deficiência. A grande mobilidade das pessoas, o alargamento da escolaridade obrigatória e a consequente diversificação dos seus públicos trouxeram para a discussão educativa o papel e as funções da escola. Da procura de respostas para as situações de deficiência à necessidade de promover o sucesso para todos os alunos da escola, um longo e difícil caminho está a ser percorrido, com perspectivas e tomadas de posição algo controversas. Para que as palavras/expressões não sejam usadas aleatoriamente ou despidas do significado que esteve na origem da sua utilização educativa, procedeu-se, no artigo supracitado, à sua definição e contextualização, segundo as perspectivas divulgadas mais recentemente.

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