quarta-feira, 2 de julho de 2008

O dom da vida e o mistério da morte

Mesmo sem compreender, este post é uma acção de graças e ao mesmo tempo um grito de angústia associado à dor de uma mãe que perde um filho.
Idalina, colega e amiga, como as palavras falham nestes momentos, rezo esta oração (Salmo 40), na certeza de que o Deus misericordioso, também é o Deus do alento. Para ti imploro a força do Espírito Santo para o momento presente. E o meu caloroso abraço.

Salmo 40

Esperarei ansiosamente por Iahweh:
ele se inclinou para mim
e ouviu o meu grito.

Ele me fez subir da cova fatal,
do brejo lodoso;
colocou meus pés sobre a rocha,
firmando meus passos.

Pôs em minha boca um cântico novo,
um louvor ao nosso Deus;
muitos verão e temerão,
e confiarão em Iahweh.

Feliz é este este homem
cuja confiança é Iahweh:
ele não se volta para os soberbos,
nem os sequazes da mentira.

Quantas maravilhas realizaste,
Iahweh meu Deus,
quantos projectos em nosso favor:
ninguém se compara a ti.
Quero anunciá-los, falar deles,
Mas ultrapassam qualquer conta.

Não quiseste sacrifício nem oferta,
abriste o meu ouvido;
não pediste holocausto nem expiação,
e então eu disse: Eis que eu venho.

No rolo do livro foi-me prescrito
realizar tua vontade;
meu Deus, eu quero ter a tua lei
dentro das minhas entranhas.

Anunciei a justiça de Iahweh
na grande assembleia;
eis que eu não fecho meus lábios,
tu o sabes.

Não escondi tua justiça no fundo do meu coração,
falei da tua fidelidade e da tua salvação;
não ocultei o teu amor e a tua verdade
à grande assembleia.

Quanto a ti, Iahweh, não negues
tua compaixão por mim;
teu amor e tua verdade
sempre vão me proteger

Pois as desgraças me rodeiam
a não mais contar;
minhas iniquidades me atingem
sem que eu possa vê-las;
são mais que os cabelos da minha cabeça,
e o coração me abandona.

Iahweh, digna-te livrar-me!
Iahweh, vem depressa em meu socorro!
Fiquem envergonhados e confundidos
Os que buscam minha vida para perdê-la!

Recuem e fiquem envergonhados
os que desejam minha desgraça!
Fiquem mudos de vergonha
Os que riem de mim!

Exultem e se alegrem contigo
todos os que te procuram!
Os que amam tua salvação
repitam sempre: “Iahweh é grande!”

Quanto a mim, sou pobre e indigente,
mas o Senhor cuida de mim.
Tu és meu auxílio e salvação;
Deus meu, não demores!

2 comentários:

Raul Martins disse...

Mistério da vida e da morte!
Pese embora não conhecer a Idalina, junto a minha à tua oração e, assim, unidos, façamos a nossa prece.
.
Fiquem bem.

Viviana disse...

E tambem a minha, Raul.

Pobre mãe Idalina!

Como deve ter o seu coração a sangrar...

Creio, e digo isto muitas vezes:

Não há dor maior que a dor de uma mãe perder um filho!

Há duas semanas... apoiei no meu peito, a cabeça de uma mãe, que via o seu jovem filho baixar á terra.
Quando eu a tentava encorajar dizendo-lhe que Deus a ajudaria a conseguir superar a dor... ela olhou-me nos olhos fixamente e disse:

"Se não conseguir não faz mal, eu vou ter com ele".

Que o Deus misericordioso console e ajude a mãe Idalina.
Um abraço
Viviana