quarta-feira, 7 de maio de 2008

Um livro que me despertou curiosidade





Título: Com o acaso comanda as nossas vidas
Autor: Stefan Klein
Editora: Lua de Papel
Ano de Edição: 2008


O conceituado físico português, professor catedrático da Universidade de Coimbra e divulgador de ciência, Carlos Fiolhais fala deste livro no De Rerum Natura em Como o Acaso Comanda as Nossas Vidas e Como o Acaso Comanda as Nossas Vidas.

Stefan Klein, jornalista científico alemão, muitas vezes se questionou sobre o papel do acaso. Até que ponto vivemos de acordo com um “plano” pré-determinado? O destino obedece a leis científicas? Na sua obra mais ambiciosa até ao momento, o premiado autor socorre-se de conceitos da Física, da Biologia e da Neurociência para explicar o que é o acaso e como se manifesta.

Ainda não li o livro. Talvez a sua leitura me faça vacilar na opinião que tenho sobre esta matéria, talvez mude de opinião ou, quiçá fortifique ainda mais as minhas convicções. Não as exponho por agora, vou ler o livro logo que possa e depois apareço por aqui com algum post intitulado uma coisa do género da minha questão de investigação “Acaso, coincidências, encontros ou (re)encontros?”
Segundo o Carlos este livro apresenta uma base científica sólida que pode sustentar aquilo que todos procuramos, a Felicidade. Por isso, vamos lá ler e depois conversamos!

5 comentários:

Carmo Cruz disse...

Fátima, vou pedir-te que não te esqueças de dar a tua opinião quando leres o livro, para eu comprar (ou não) quando voltar. Para começar, eu não acredito que haja acasos. O que penso é que usando o livre arbitrio e tudo, tudo o que fazemos tem um propósito e que todos nós, no momento final, veremos como Deus nos deu um puzzle que nós acabaremos por preencher, se quisermos. Então, nesse momento, veremos que as peças estão, afinal, todas nos sítios certos. Mas, confesso, estou cheia de curiosidade. Já não tenho tempo de comprar nem um bocadinho de espaço onde pôr seja o que for. Beijinho, Carmo

Fátima André disse...

Carmo, vou ver se o compro agora na feira do livro de Lisboa. Ler... só mesmo lá para o Verão. Espreito e logo lhe digo as primeiras impressões.

Teresa disse...

Olá Fátima:
O nome Stefan Klein nao me é estranho, e é um nome alemao.
Quando comprar o livro veja qual é o título em alemao, e diga-mo.

Fico contentíssima que vá o meu blogue "intimo". Chamo-lhe assim, porque é aí que ponho os poemas que escrevi quando era adolescente, alguns foram publicados no Diário de Notícias de Lisboa.
No próximo domingo é aqui o Dia da Mae. No meu outro blogue, o oficial, vai aparecer um conto muito belo e comovente.
Espero mais notícias.

Beste Grüsse aus Düsseldorf!

Fátima André disse...

Teresa, que bom vê-la por aqui também :)
A capa do livro em Alemão está no 1º link do texto. Não reparou, mas eu vou enviar-lhe o link para o seu blog.
Abraços de Portugal para a Alemanha :)

ematejoca disse...

Realmente nao reparei. Mas é tardíssimo e já nao me consigo concentrar.
Ainda nao o li, mas sei de que livro se trata.
Stefan Klein é conhecido como autor de livros auto-ajuda. Fiquei surpreendida por ele ser físico.
Sabe, Fátima, desde a morte da minha mae nao consigo dormir.
Amanha, mas durante o dia, vou ler o seu blogue com mais atencao.
Um beijinho e boa noite!