segunda-feira, 14 de abril de 2008

Organigrama das funções do Portefólio

Esquema concebido originalmente para se perceber a dinâmica do funcionamento e mais valias dos Portefólios na avaliação dos alunos. Um esquema que, naturalmente, poderá ser adaptado, na sua leitura, às vantagens da utilização dos Portefólios na Avaliação do Desempenho Docente. Através deste esquema, facilmente se percebe quais as componentes deste instrumento de avaliação, nomeadamente, como organizá-lo, principais conteúdos... e o modo como ele deve ser encarado, por um lado, como instrumento de auto-avaliação permanente, por outro como um instrumento que permite uma auto-regulação dos processos em tempo real, o que pode permitir adaptações de planos e projectos, alterações de estratégias... em função dos problemas e défices diagnosticados...

Da organização do Portefólio do Docente espera-se: (1) um contributo para melhorias dos processos (ensino e aprendizagem)... (2) um contributo para a melhoria dos resultados (sucesso educativo)... (3) um contributo para o desenvolvimento profissional do docente.


1 comentário:

Wireless disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Wireless, I hope you enjoy. The address is http://wireless-brasil.blogspot.com. A hug.