terça-feira, 1 de abril de 2008

Estranhos tempos, ou serão as pessoas?

video

Embora muitas pessoas se revelem (pelo menos aparentemente) entusiastas das atitudes do docente visualizadas no pequeno vídeo (supra), devo dizer que como professora e cidadã considero reprovável atitude semelhante, independentemente do nível de ensino ou do país onde possa ocorrer. Neste caso parece tratar-se do ensino superior, porém, nada justifica semelhante atitude que, quanto a mim, não se enquadra no perfil de professor.

Relembrando, nem todos os meios justificam os fins, nenhuma má acção justifica outra má acção e nenhum um erro apaga outro erro, ainda que os segundos sejam praticados por um membro revestido de autoridade (não confundir com autoritarismo... penso que o sr. do vídeo anda um pouco baralhado...).

Estranho modelo de professor este!?!

Talvez seja hora de procurar e encontrar o fiel da balança de modo a restabelecer o equilíbrio e a harmonia em questões de educação tão delicadas como as das atitudes e valores, (como a disciplina, o respeito, a integridade, …) que intentam as acções e comportamentos do ser humano, não só nas salas de aula como nas demais relações sociais que este estabelece com o seu semelhante.

Embora a tutela, a própria LBSE e outros normativos, pouca ou nenhuma importância dêem ao ensino dos valores nas escolas, devo dizer que considero imprescindível a transmissão de valores universais como os supramencionados, entre outros, mas uma transmissão que não seja pura teoria ou retórica, mas exemplificada com testemunhos vivos de personalidades que mereçam a distinção de ser considerados modelos para as novas gerações. Não chega, naturalmente. É preciso implicar as crianças e jovens em projectos que promovam o desenvolvimento de competências sociais...

2 comentários:

RS(Doctorices) disse...

Olá Fátima, 100% de acordo com oartigo!
"Respeitar para ser respeitado, nem mais!"

RS.Uma Boa semana de trabalho.

Fátima André disse...

É verdade. Em tempos idos escrevi quaquer coisita sobre a importância da aprendizagem por modelação. Tenho um pequeno vídeo que é singular e excelente para se perceber a importância do papel dos adultos na educação das crianças... vou afixá-lo.
Um bom final de semana para si também :)