quinta-feira, 6 de março de 2008

O valor do conhecimento em filmes de animação antigos

Via (De Rerum Natura) descobri um vídeo que não via há mais de 30 anos… penso ter sido o 1º filme de animação que vi na RTP nos idos anos de 74 do século passado e a preto e branco, claro (afixo a versão a cores por ter melhor audio). Altura em que na aldeia onde vivia tive oportunidade de conhecer a grandiosidade do invento que foi a descoberta da electricidade. Foi uma festa, uma alegria imensa extravasava e até uma certa estranheza para uma menina de 7 anos que iniciara uns meses antes os seus estudos à luz de um candeeiro a petróleo. A Luz era tanta e tão intensa que inicialmente eu parecia assustada... Lembro-me que os meus pais compraram uns dias antes de ser inaugurada a rede eléctrica, os dois primeiros electrodomésticos, um frigorífico e uma televisão… magnífico!
Estes são os 1ºs desenhos animados de que tenho memória. Foi bom reencontrá-los, porque fazem parte das minhas memórias de infância e dos meus primeiros passos na minha vida académica. Mas, neste vídeo há ainda uma curiosidade científica: o menino que aparece no início, logo depois do toque da corneta, estava a ler um livro de Física Nuclear. Um vídeo que se reporta a coisas com valor (ao descanso, ao trabalho, ao estudo, ao conhecimento…)

Tempos em que se valorizava o conhecimento!


Sem comentários: