quarta-feira, 5 de março de 2008

Grelha de Observação para o Pré-Escolar

A Ficha de Observação do Pré-escolar afixada (infra) é um documento de trabalho de uma escola e não um instrumento definitivo. E como instrumento de trabalho ressalta-me a necessidade de aferir alguns aspectos que já tive oportunidade de responder em particular, alguns dos quais faço aqui também alusão, para que possam ser aperfeiçoados pelas escolas que venham a usar este instrumento como documento de trabalho.

Assim:

(1) Nesta grelha de recolha de dados (interna), a escala de valorações deve ser reduzida à escala utilizada pelo Ministério da Educação de 1 a 4. Caso contrário vai ser mais confuso posteriormente quando se tratar de fazer as ponderações.

(2) Para se definir essa escala de valor, as escolas devem 1º definir o perfil do educador para cada um desses níveis (não tem que constar dessa grelha de observação, mas os educadores devem ter conhecimento dela e deve haver um documento que a sustente.
(Cf. Grelha que afixei para o Ensino Especial (nela foi introduzida essa escala, mas não tem que ser obrigatoriamente, é importante é que ela exista e que todos os intervenientes no processo a conheçam, para que este seja transparente).

Dou um exemplo simples para definir uma escala de medida homogénea:

nível 1 -
o educador não fez (não realizou, não adaptou,...)
nível 2 - o educador fez esporadicamente...
nível 3 - o educador fez regularmente...
nível 4 - o educador fez sempre... e de forma inovadora...

(3) Aconselho ainda a que em cada parâmetro de avaliação e para cada indicador, deva haver também homogeneidade no número de itens a observar, isto para que exista maior equilíbrio e equidade do processo.



Notas:

(1) Um agradecimento à Educadora Lúcia G. que teve a amabilidade de me enviar este instrumento de trabalho que considero de grande utilidade. Um bom apoio ao trabalho dos Educadores.

(2) Tenho outros instrumentos para afixar (mesmo nível de ensino Pré-Escolar) que aguardam autorização dos respectivos autores. Logo que seja possível… afixo-os.

(3) Com a colaboração de muita gente de boa vontade tem sido possível ultrapassar alguns obstáculos criados por este processo de avaliação mal engendrado pelo Ministério da Educação. Basta termos em atenção que não há um documento do ME que diga quais são os aspectos a observar e como se observa cada um deles. Ou seja, o trabalho de conceptualização do processo de avaliação não foi feito e não está feito (competência do ME). Fomos obrigados a começar pelos instrumentos, mas os instrumentos é o fim e não o princípio… (é o mesmo que começar uma casa pelo telhado).

(4) Podem continuar a enviar-me (revisitaraeducacao@gmail.com) as vossas dúvidas (procurarei responder com a maior brevidade possível) e os instrumentos de observação e de registo (farei publicitação dos mesmos desde que se observem os seguintes requisitos): (1) o(s) seu(s) autor(es), escolas ou agrupamentos de escolas o autorizem; (2) sempre que eu os considere instrumentos de utilidade e de boas práticas, que possam ser usados como modelos para outras escolas construírem os seus próprios instrumentos.

5 comentários:

Isabel disse...

gostei muito do vosso trabalho e agradeço. no entanto não consegui imprimir nem

Fátima André disse...

Isabel,

Clique sobre o icon Scribd (canto superior esquerdo) de seguida faça o download do documento (icons à direita, em formato em word ou pdf. Se não conseguir, escreva-me, terei o maior prazer em lhe enviar o documento via e-mail.
Bom trabalho!

Fátima André disse...

Isabel,

Diga-me se não conseguir imprimir. Em alternativa pode clicar no icon iPaper (também no canto superior esquerdo) e escolher a opção Print. Nunca experimentei esta 2ª opção, mas também deve funcionar.

rosa disse...

obrigada pela colaboração de todos os que se lembram do pré-escolar.
Rosa

Fátima André disse...

Rosa, (e outros Educadores)

Postarei mais fichas para o Pré-Escolar na próxima 2ª ou 3ª feira. Material que estou a terminar. Temos procurado aperfeiçoar as fichas de registo de modo a que se tornem exequíveis, claras na leitura, objectivas e de fácil recolha de dados...
Vamos tentando fazer o melhor pela educação... :)