domingo, 16 de março de 2008

DAS QUALIDADES II

“Mestre, ontem o senhor falou das qualidades do Caminho”, disse um discípulo. “Ensinou que ele aceitava os erros, apagava a ansiedade, fertilizava a alma, e acabava com o sofrimento”.

“O Caminho também possui três qualidades da montanha, e uma qualidade do trapézio”, disse o mestre. E continuou:

“O pico da montanha permite que vejamos o mundo inteiro, e também o Caminho. A montanha exige paciência para ser vencida, e também o Caminho. A montanha não se deixa abalar por quem tenta subi-la; o Caminho não se abala com os caminhantes”.

“E qual a qualidade do trapézio?”, perguntou um aluno.

“O trapézio sempre está presente quando o acrobata se atira no espaço com confiança. Assim também é o caminho; ele não falha quando temos a coragem de segui-lo”, concluiu o mestre.

Paulo Coelho, Mar 2008

*******
A vida é o caminho, e o caminho é a vida vivida em plenitude. A meta o cume, as dificuldades a montanha escarpada… onde se ensina e aprende a escalar e a superar os obstáculos, onde se ensina e aprende a aliviar o esforço, a dor e o sofrimento do caminho saboreando a beleza e o encanto de cada passo, de cada sorriso, de cada lágrima, de cada flor, de cada pedra, de cada espinho… e uma vez alcançado o cume da montanha, podemos extasiar-nos com horizontes de rara beleza. Muitos atingem o cume sem saborear a beleza do caminho... perdendo a oportunidade de SER FELIZ!

Sem comentários: