sábado, 1 de março de 2008

Apelo… e solidariedade

Tenho recebido alguns e-mails de colegas do Pré-Escolar e do Ensino Especial a solicitar apoio na construção das grelhas de registo de observação para o desempenho docente e que são específicas para ambos os casos. Em relação ao Pré-escolar penso que o problema é residual, uma vez que as fichas dos outros ciclos podem servir de modelo a este nível de ensino, com as devidas adaptações. Aliás, para que não se corra o risco de desvirtuar ainda mais o critério da equidade, penso que todos os ciclos devem trabalhar em equipa procurando aferir critérios de observação e de registo, de modo a que os critérios aplicáveis a docentes e educadores sejam muito próximos, com a ressalva nas especificidades de cada nível de ensino.
Quanto ao Ensino Especial, penso que o cuidado deve ser maior por não se tratar de nenhum nível de ensino, mas de uma situação de “excepção” no quadro do desempenho docente.
Faço de novo o apelo à solidariedade dos professores e das escolas que já tenham construído estes instrumentos específicos para que os partilhem com outros colegas no sentido de minimizar esta fase de grande esforço e stress em que andamos envolvidos.
Podem enviar os documentos para o meu endereço de e-mail para que os possa aqui publicar em tempo oportuno: revisitaraeducacao@gmail.com

Sem comentários: