quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Os sonhos produzidos enquanto dormimos



Temos aqui falado dos sonhos que produzimos quando estamos acordados, aqueles que movem muitas das acções e lutas quotidianas da nossa existência e que nos fazem por vezes superar todos os obstáculos arrebatados pela energia interior quase indizível (a coragem, a perseverança…) que nos impele e faz (re)tomar o caminho e não nos deixa desviar o olhar dos nossos objectivos, da meta… dos nossos sonhos.

Um outro tipo de sonhos é aquele que é produzido quando mergulhamos no sono. Todos sonhamos enquanto dormimos, embora nem sempre nos recordemos desses sonhos quando acordamos. À parte a mensagem do Cartoon que afixei no post anterior, que não deixa de ser uma piada humorística, importa agora fazer a ponte e dar-lhe um cunho realístico. Devo pois realçar que este tipo de sonhos não é uma coisa sem importância ou insignificante, pelo contrário, eles têm grande importância para o desenvolvimento da inteligência do ser humano. Segundo Cury (2005, 11-12) «Quando adormecemos, o “eu” que representa a nossa vontade consciente, deixa de actuar logicamente e, paralelamente, alguns fenómenos inconscientes começam a ler continuamente a memória e a produzir ideias, imagens mentais, fantasias e personagens. Há uma explosão criativa nos sonhos nocturnos (…).
Estes sonhos são como complexos filmes arquitectados sem um director, sem uma condição lógica. São filmes que resgatam as informações do passado recente ou remoto, dando nova forma, cores e sabores às experiências vividas.
Os sonhos nocturnos não são inofensivos, pois são registos na memória e tanto podem alargar a aprendizagem e enriquecer a personalidade como alimentar a insegurança e a ansiedade.»
Referência Bibliográfica:
Cury, A. (2005). Nunca desista dos seus sonhos. Cascais: Editora Pergaminho.

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei o post!

Já que estamos falando da arte de sonhar, dêem uma olhada neste video do youtube http://www.youtube.com/watch?v=hyaX3JgPLVk, ou acesse o site www.meus3desejos.com.br. Tenho certeza que vocês irão gostar.

Abs.