terça-feira, 1 de janeiro de 2008

No Dia Mundial da PAZ, um Grande Comunicador para a PAZ


Xesús R. Jares,
Professor Catedrático de Didáctica e Organização Escolar na Universidade da Corunha e um amigo. Um apaixonado pela cultura da Paz. Fundador da Nova Escola Galega. Coordenador do Movimento – Educadores pela Paz. Autor de inúmeras publicações, algumas editadas em Língua Portuguesa (alguns títulos de livros do autor). Um grande comunicador da Educação para a Paz em Espanha. Ei-lo aqui numa entrevista sobre o tema "Viver a democracia nas aulas". Vale a pena ler o artigo.
“Numa escola rural da província de Ourense descobre que a maneira mais efectiva de relacionar-se com alunos é criar um ambiente afectivo e de liberdade. Para o educar significa apreciar esta ideia e fazer dela, mais que um princípio pedagógico, uma forma de vida que transcenda a aula e a escola. Considerado como o pai da Educação para a paz, defende uma escola pública, laica e assente nos princípios democráticos e nos valores duma cultura de paz e não violência.”
Referência:
Xesús R. Jares. Entrevista na revista EDUGA, nº 51, setembro-decembro, 2007, pp. 46-51. Entrevista realizada por Gena Borrajo, directora da Revista

Sem comentários: