sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Globalização, Democracia e Terrorismo

A minha sugestão de leitura sobre o tema que dá título a este post e em resposta ao desafio que lancei aos leitores em “Evolução? Globalização? Democracia e Terrorismo”.
Um livro que vale a pena ler. Talvez lá possamos encontrar algumas respostas à reflexão que se interpõe no supracitado post, ou seja: Para onde caminhamos?

Titulo: GLOBALIZAÇÃO, DEMOCRACIA E TERRORISMO
Editora: Editorial Presença
Ano de Edição:
2008
Autor: Eric Hobsbawm

Eric Hobsbawm leccionou no Birkbeck College, em Londres, e na New School for Social Research, em Nova Iorque. É membro da Academia Britânica e da Academia Americana das Ciências e das Artes. Foi agraciado com doutoramentos honoris causa por várias universidades. É um dos mais proeminentes intelectuais do presente e tem uma vasta obra publicada sobre história e política.
Sinopse: A presente colecção de ensaios constitui a tentativa por parte de um historiador, talvez o mais lido na actualidade –, de analisar, compreender e retratar a situação em que o mundo se encontra neste início de um novo milénio. São textos incisivos e actualizados que suscitam a reflexão sobre os temas inspiradores dos maiores debates da actualidade não apenas entre as classes política e académica, mas entre todos nós – os efeitos da globalização, o estado da democracia e a ameaça do terrorismo. Num tempo em que a mudança sofre uma aceleração sem precedentes, o insight histórico de Hobsbawm revela-se vital para a compreensão da nova paisagem do século XXI e das possibilidades de uma nova ordem mundial.

Sem comentários: